Segue, no quadro abaixo, a relação dos trabalhos aceitos para apresentação no 17° encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe.
Essa relação foi constituída a partir dos pareceres emitidos pelos integrantes da comissão científica do evento.
Os autores dos trabalhos aceitos, QUE AINDA NÃO O FIZERAM devem, necessariamente, enviar a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento para o e-mail 17asphe@gmail.com.
Não há devolução de valores que eventualmente tenham sido pagos, uma vez que não havia o requesito do pagamento prévio da inscrição.
Autores | Títulos |
Adálcia Canedo da Silva NogueiraMarlene Rosa Cainélli | Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Júlia de Souza Wanderlei: a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio/PR |
Alessandro Carvalho BicaBerenice Corsetti | Os antecedentes históricos da municipalização da instrução pública primária no município de Bagé na década de 1920 |
Alice Rigoni Jacques | Os cadernos de rotação da 1ª série do curso primário do Colégio Farroupilha/RS |
Alice Rigoni JacquesMaria Helena Camara Bastos | Cartinhas à diretora: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS – 1948-1966) |
Ana Carolina Gelmini de Faria | Uma relação de longa data: apontamentos sobre visitas escolares no Museu Histórico Nacional na primeira metade do século 20 |
Andréa Cristina Baum Schneck | Arte e história da educação: bifurcações possíveis mediação com obras do artista Flávio Scholles |
Andréa Silva de Fraga | História do escrever: a revista O estudo como prática de escrita das alunas da Escola Complementar de Porto Alegre (1922-1929) |
Antonio Mauricio Medeiros Alves | Livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales |
Beatriz T. Daudt FischerMarcos Fontana Cerutti | A Comissão Especial de Investigação Sumária/Ufrgs, 1964: memórias e acervos documentais. |
Bruna Pereira Alves FiorinGabriel dos Santos KehlerMaria Cecília Martins Manckel Liliana Soares Ferreira | O trabalho dos professores e a infância: (inter) relações na história da educação brasileira |
Carine Winck LopesMaria Stephanou | Fórmulas de sucesso e bem-viver: presença histórica do gênero literatura de auto-ajuda em práticas de leitura (séculos 19 e 20) |
Carla Rodrigues Gastaud | Cartas adequadas: os manuais de correspondência e os cuidados necessários para se enviar uma boa carta |
Carolina Monteiro | A escola nova e o ensino da caligrafia: uma apresentação da obra a escrita na escola primária |
Caroline Machado Cortelini Conceição | Educação infantil em Francisco Beltrão/PR: o processo de implantação das creches no município |
Chris de Azevedo Ramil | A produção da coleção de livros didáticos Tapete verdena década de 1970: considerações iniciais de pesquisa |
Cícera Marcelina Vieira | A produção didática da professora Maria de Lourdes Gastal (1945-1970): primeiros resultados de investigação |
Cinara Dalla Costa Velasquez | Memórias docentes: ressignificações da educação rural |
Cinara Lino Colonetti Bergmann | Memórias, história e educação: narrativas da pedagogia escoteira do grupo Tangará em Criciúma/SC |
Claudia Luci ScusselTerciane Ângela Luchese | Narrando a história de vida de um docente: memórias do aluno que se fez professor |
Cláudia Regina Costa PachecoJorge Luiz da Cunha | A constituição humana na perspectiva católica de dom João Becker no período de 1912 a 1946 |
Cristiano Enrique de Brum Berenice Corsetti | Os manuais didáticos de leitura como instrumentos das políticas de educação e saúde (1930-1940) |
Cristiéle Santos de Souza | Um propedêutico inventário: o epistolário de dom Joaquim no universo da cultura escrita |
Daiane Lovato Marques Camillo | A educação pública na área do atual distrito de Santa Flora – Santa Maria/RS: da primeira escola até 1945 |
Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos | A construção dos espaços escolares no Brasil na primeira metade do século 20: interfaces entre psicologia e pedagogia |
Dilmar KistemacherBerenice Corsetti | Objetividade e cientificidade: discursos sobre a avaliação do rendimento escolar (1944-1964) |
Dilza Porto Gonçalves | A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889) |
Diogo Franco Rios | Experimentação, modernização e o ensino da matemática moderna: lembranças dos ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia (1966-1976) |
Dóris Bittencourt Almeida Luciane Sgarbi Grazziotin | Diferenças em um espaço de iguais: o internato em uma escola normal rural (1950-1960) |
Dóris Bittencourt AlmeidaValeska Alessandra de Lima | Nas páginas do Clarim e do Crisol: um estudo sobre periódicos escolares (1940-1960) |
Edelbert KrügerElomar Tambara | Centros federais de educação tecnológica: da gênese ao ocaso – 30 anos de educação profissional brasileira |
Edlaine Cristina Rodrigues de AlmeidaTerciane Ângela Luchese | Escola Madre Justina Inês: da aula inaugural a primeira formatura (1957-1960) |
Eliane PeresCícera Marcelina Vieira | Aspectos da cultura material escolar: o que revela a Revista do Ensinodo Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 1970? |
Fabrício Rigo NicolosoJorge Luiz da Cunha | Políticas públicas, educação e imigração alemã no Rio Grande do Sul (1889-1945) |
Fernanda Noguez VieiraJoseane Cruz MonksRenata Braz Gonçalves Francine Couto Oliveira | Livros para o ensino da leitura e da escrita: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales |
Giani Rabelo | Centro de Memória da Educação do sul de Santa Catarina – Cemessc: preservando o patrimônio escolar |
Gisele Ramos Lima | Mudanças e permanências no ensino da leitura e da escrita (1970-2010): um estudo da história da alfabetização através de planejamentos de aulas de alfabetizadoras |
Hardalla do ValleEduardo Arriada | A instrução proposta por Caxias: uma análise do panorama educacional rio-grandense do século 19 (1842-1846). |
Helena de Araújo Neves | Um século de ensino privado em Pelotas/RS (1875-1975) |
Ieda Maria Kleinert Casagrande | O projeto Januário da Cunha Barbosa: uma contribuição para a memória da instrução elementar pública brasileira |
Itamaragiba Chaves Xavier | Condorcet: mulher, cidadania e instrução pública |
Janaína Soares Martins Lapuente | A arte de produzir escritos: matrizes, folhas de atividades mimeografadas e cartilhas artesanais do método da abelhinha |
Janine Bochi do AmaralValeska Fortes de Oliveira | Histórias vividas e inventadas: a literatura e a formação na vida da professora Therezinha Lucas Tusi |
Jeane dos Santos Caldeira | Instituto São Benedito: entre o passado e o presente através de relatos orais de religiosas que atuam na instituição |
Jorge Luiz da CunhaCaroline Fabiane CandeloniKarla Raquel Erstling Sandy Müller Soares Taiana Flores de Quadros Jocemar Flores de Quadros | A história da escolarização do negro na Primeira República (1889-1930), sob uma reflexão nos dias atuais |
José Edimar de Souza | Memórias da escola rural em Novo Hamburgo: a trajetória da professora Élia Maria Thiesen (1958/1984) |
Josiane Alves da SilveiraGiana Lange do Amaral | Relatos orais sobre a criação da Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande em 1960 |
Josiane Caroline Machado Carré | Um olhar sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM |
Larissa Camacho Carvalho | Escritas virtuais: leitores que escrevem. Revoluções das práticas de leitura e escrita? |
Letícia Tischer Vieira | Cultura material produzida na escola e práticas pedagógicas inscritas nos cadernos e no tempo: permanências e mudanças |
Liliane Maria Viero Costa | A Escola de Belas Artes de Caxias do Sul: contexto da criação |
Lisiane Sias Manke | Família e escola: o papel destas instituições na formação de uma leitora |
Lucas Costa Grimaldi | O jornal Das Bandda deutsche Hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre a imigração alemã (1929-1938). |
Mara Denise Neitzke Dietrich | Aspectos da vida profissional e da produção didática da professora Gilda de Freitas Tomatis |
Maria Angela Peter da Fonseca | A música em um colégio teuto-brasileiro urbano de Pelotas – RS (1898-1942) |
Maria Augusta Martiarena de Oliveira | A educação e a urbanização em Pelotas na década de 1910: os discursos nos relatórios intendenciais |
Maria Cristina Padilha Leitzke | Curadorias compartilhadas: um estudo sobre as exposições realizadas no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002-2009) |
Maria Helena Camara BastosTatiane de Freitas Ermel | O que preciso saber para ingressar no ginásio? Manuais para os exames de admissão (1950 a 1970) |
Maria Teresa Santos CunhaCarolina Cechella Philippi | No manejo das palavras: um estudo no acervo de livros de um professor do século 20 |
Mateus da Fonseca Capssa Lima | Educação e estado de segurança nacional no Brasil (1964-1968) |
Miguel Alfredo Orth | A Escola Normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente |
Mônica Maciel Vahl | Sydia Sant’Anna Bopp: mapeando a produção de livros escolares durante a segunda metade do século 20 no Rio Grande do Sul |
Patrícia Machado Vieira | Imagens das práticas de escrita presentes nos manuais de caligrafia e ensino da escrita |
Patrícia Rodrigues Augusto Carra | Uma escola masculina: uma escola para a formação de homens |
Patrícia Silveira ZanetiEduardo Arriada | O colégio das irmãs em Canguçu |
Patrícia WeiduschadtBeatriz T. Daudt Fischer | Interlocução dos leitores na revista O pequeno luterano |
Raphael Castanheira Scholl Alice Rigoni Jacques | À moda da escola: o feminino uniforme no Colégio Farroupilha de Porto Alegre na década de 1950 |
Renata Braz Gonçalves | Livros que circulavam em Pelotas/RS no final do século 19: uma análise a partir dos anúncios nos jornais pelotenses |
Renata Waleska de Sousa PimentaCarlos Eduardo Pinheiro Brito | Educação lancasteriana e utilitarismo ético: Colégio Militar de Santa Maria |
Rita de Cássia Grecco dos SantosFrancisco Furtado Gomes Riet VargasElomar Tambara Letícia Schneider Ferrari | Entre história e memória: uma narrativa acerca da escola complementar e da escola normal do Colégio Santa Joanna d’Arc de Rio Grande/RS |
Roberta Barbosa dos Santos | Cartilhas de ensino da escrita dos anos 30 e 40 do século 20: uma análise sobre os discursos presentes nas atividades de caligrafia |
Roseli Maria Bergozza | Colégio Elementar de Caxias: histórias do José Bonifácio (1912-1936) |
Sergio Ricardo Pereira Cardoso | A dimensão cultural da Associação Sul-Rio-Grandense de Professores (dos anos 1930 aos anos 1970) |
Sueli Menezes Pereira | Formação de professores primários no contexto da modernização desenvolvimentista |
Sylvia Tavares Barum | Materiais de higiene e limpeza que circularam nas escolas primárias gaúchas entre o final do século 19 e o início do século 20 |
Terciane Ângela Luchese | Livros de leitura das escolas étnico-comunitárias italianas (1922 a 1938) |
Valesca Brasil CostaBeatriz Daudt Fische | Mulher e homem formam-se advogados: fragmentos de memória |
Vanessa Barrozo TeixeiraElomar Tambara | O ensino superior de engenharia no Rio Grande do Sul: o caso da Escola de Engenharia Industrial da cidade do Rio Grande na década de 1950 |
Vanessa Bellani LyraJanice Zarpellon Mazo | Os modernos métodos de ensino: a criação dos cursos intensivos de Educação Física na capital sul-rio-grandense |
Vanessa dos Santos Lemos | Polícia e educação: uma aliança para a nacionalização no Rio Grande do Sul durante o Estado Novo |
Vantoir Roberto BrancherValeska Maria Fortes de Oliveira | A história de vida de Helena Ferrari Teixeira: uma contribuição para a história da educação em Santa Maria/RS |
Zita Rosane Possamai | O Museu do Estado do Rio Grande do Sul e seu público (1903-1925) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário