28 de set. de 2011

Trabalhos aprovados para apresentação no 16º Encontro da Asphe



Autor(a) Título do trabalho
Alessandro Bica Primeiras aproximações entre educação e civismo na primeira república riograndense: o caso da praça de desportos do município de Bagé
Alice Rigoni Jacques Cadernos escolares – relíquias de memórias
Ana Ramos Rodrigues Educação não-formal nos museus – estudo de caso: Museu Julio de Castilhos
Andréa Cristina Baum Schneck Imagens pintadas de Flávio Scholles: evocadores de memórias e narrativas de vida
Andrea Milán Vasques Pautasso A comissão de literatura infantil (1936-38)
Andréa Silva de Fraga “O Estudo”: um exemplar da imprensa estudantil dos anos de 1920 e 1930
Antonio Cesar dos Santos Esperança O ensino de matemática no gymnasio do Rio Grande do Sul nos tempos dos preparatórios
Antônio Maurício Medeiros Alves A coleção de livros didáticos para o ensino primário “Nossa Terra Nossa Gente” e o movimento da matemática moderna (1960-1980)
Ariane dos Reis Duarte; Beatriz T. Daudt Fischer Histórias de professores em Novo Hamburgo e São Leopoldo/RS (1930-2000): memórias e acervos
Beatriz T. Daudt Fischer Recordação escolar: aluno, livros, mapa e globo – uma imagem recorrente (1949-2004)
Berenice Guedes O projeto educacional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil para o Rio Grande do Sul segundo o estandarte cristão – periódico oficial da igreja (1901/1950)
Carina Vasconcellos Abreu Formação e Profissão de Guia de Turismo no Brasil
Carine Winck Lopes Literaturas que “fazem a cabeça” dos professores
Carla Beatriz Meinerz Said Los O ensino de história no jogo da memória e do esquecimento dos professores em formação
Carla Gastaud Práticas de correspondência: as materialidades das cartas
Carmen Maria Koetz O sistema de avaliação do rendimento escolar do Rio Gande do Sul – SAERS: trajetória institucional
Carolina Monteiro A importância da boa posição para a boa escrita: apontamentos sobre o Método de Caligrafia De Franco
Celine Lehmann Escher Dificuldades de escrita: discursos em manuais de formação de professores da escola primária (1930-1960)
Cineri Fachin Moraes Palavras evocando uma história: os bastidores da formação acadêmica
Clarice Rego Magalhães O papel dos jornais na gênese da escola de belas artes de Pelotas
Claudemir de Quadros Vivências em ensino de história da educação: Formação de professores e educação digital
Claudia Luci Scussel; Terciane Ângela Luchese Memórias de um tempo escolar: ser aluna nos anos de 1930-1960, em Bento Gonçalves, RS
Cláudia Regina Costa Pacheco “Pascam in judicio”: a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker (1870-1946)
Dilmar Kistemacher; Berenice Corsetti A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a discussão sobre o rendimento escolar e a avaliação da educação (1944-1964)
Dilza Porto Gonçalves O relatório da administração de Florinda Tubino Sampaio entre 1940-1943: a imagem de uma escola modelo
Dóris Almeida Bittencourt Um observatório de jovens: a revista “O Clarim” (1945- 1965)
Edison Luiz Saturnino O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX
Edlaine C. Rodrigues de Almeida; Luciane Sgarbi S. Grazziotin Evolução histórica e desenvolvimento da enfermagem
Eduardo Arriada; Luís Artur Borges; Gigliane Ferreira Segovia Práticas de leituras dos estudantes brasileiros no século XIX
Elisabete Bloss; Valeska Alessandra de Lima A melhor coisa da minha vida! História de vida de uma professora primária
Elisabete Zardo Búrigo Matemática moderna na UFRGS: professores em movimento
Elisabete Zardo Búrigo; Francisco de Oliveira Filho; Diogo Franco Rios O movimento da matemática moderna no Brasil: conexões entre as políticas educacionais públicas e a formação de professores
Elomar Tambara Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama
Elomar Tambara; Valdinei Marcola Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama
Estela Denise Schütz Brito Memórias de trabalhadoras escolares não docentes: um estudo a partir da escola normal evangélica em São Leopoldo/RS (1952-1966)
Flávia Obino Corrêa Werle Ensino rural e a utilização do rádio no Rio Grande do Sul
Frankiele Oesterreich; Luciane Wilke Freitas Garbosa A inserção da disciplina de música no curso de pedagogia da UFSM – 1984
Giani Rabelo Uma freira entre as famílias operárias mineiras no sul de Santa Catarina: vestígios (auto)biográficos de uma pedagogia missionária (1950-1960)
Helena Neves A educação debatida nas páginas do jornal correio mercantil da cidade de Pelotas-RS (1875-1880)
Isabel Spies; Lúcio Kreutz Tunápolis, SC (1954-1974): uma análise do processo escolar no contexto de migração alemã
Itamaragiba Chaves Xavier Moral, religião e civilidade no “manual enciclopédico para uso das escolas de instrução primária” de Emilio Achilles Monteverde
Jeane dos Santos Caldeira Asilo de órfãs São Benedito: o uso de fotografias para analisar sua história
José Edimar de Souza Memórias de uma trajetória docente em Lomba Grande/RS: a história da professora “Gersy”
Josiane Alves da Silveira; Giana Lange do Amaral Faculdade católica de filosofia de Rio Grande: espaço conquistado pelas mulheres na década de 1960
Liliane Maria Viero Costa A escola municipal de belas artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949 a 1967)
Lisiane Sias Manke História da leitura: uma comunidade de leitoras rurais
Luciane Sgarbi S. Grazziotin Vida privada e ofício de mestre: memórias de escola e docência – 1913/1950
Manuela O. de Paula Borges Uma professora do final do século XX em Novo Hamburgo: apontamentos a partir da memória
Marcelo Freitas Gil; Giana Lange do Amaral As relações do espiritismo com a educação em Pelotas: uma análise preliminar
Marcos Fontana Cerutti Acadêmicos da UFRGS e comissão especial de Investigação sumária (1964)
Maria Cristina dos Santos Louzada Memórias da atuação de uma alfabetizadora do colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980: primeiras aproximações
Maria Helena Camara Bastos; Tatiane de Freitas Ermel Infâncias escritas: o jornal “A Voz da Escola” (1936-1938)
Maria Stephanou Leituras e escrituras ordinárias na vida doméstica: múltiplos usos da escrita pessoal no passado
Maria Teresa Santos Cunha Um patrimônio documental: livros no museu da escola catarinense/ século XX
Mariana dos Reis Santos O contexto sócio-histórico do curso de pedagogia no Brasil
Maristela da Rosa; Rômulo Ferreira Corrêa; Norberto Dallabrida A apropriação da lei orgânica do ensino comercial pela academia de comércio de Santa Catarina (1943-1961)
Milena Aragão; Lúcio Kreutz Constituindo-se professora de educação infantil: do voluntariado à profissionalização
Mirian Führ Elvira e Lenira Brandi Grin: duas professoras, duas gerações fazendo parte da história da educação de Novo Hamburgo/RS
Moisés Waismann O ensino de ciências econômicas: estranhamentos e questões de pesquisa
Nei Carlos de Moura Extensão, pesquisa e ensino: trilogia, presente na história de vida do professor Ênnio Amaral
Patrícia Machado Vieira Discursos sobre escrita caligráfica em manuais de formação de professores (1930-1960)
Patrícia Rodrigues Augusto Carra; Silvana Schuler Pineda Alzira Freitas Tacques: um anjo no espelho
Patrícia Silveira Zaneti; Eduardo Arriada; José Lino Hack Ver, julgar e agir: uma proposta de educação?
Patrícia Weiduschadt Práticas e modos de leitura na revista “O Pequeno Luterano”
Priscila de Souza de Aguiar; Cristina Maria Rosa O curso de pedagogia da FAE/UFPEL através dos currículos de 1979 e 1985
Rita de Cássia Grecco dos Santos; Letícia Schneider Ferrari “Como ser mulher” no alvorecer do século XX em Pelotas: a veiculação de representações sociais de gênero no periódico Diario Popular (1909-1920)
Roseli Maria Bergozza; Terciane Ângela Luchese As representações do discurso escolanovista e do Método Intuitivo na Escola Complementar de Caxias (1930-1939)
Roselusia Teresa Pereira de Morais A criação ficcional da personagem Clarissa: representações em romances de Érico Veríssimo
Rosiley Teixeira Abrir escolas e fechar cadeias: a construção de um modelo administrativo para a pátria paulista (1890- 1930)
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani O contexto educacional dos anos 1980 e as avaliações em larga escala – modismo, tendência ideológica ou necessidade?
Suélen Teixeira da Silva; Fabiana de Moraes O curso de Pedagogia da FaE/UFPel em 30 anos de história: memórias de coordenadores
Sergio Ricardo Pereira Cardoso Os serviços de ajuda mútua da Associação Sul Rio-Grandense de Professores
Valesca Brasil Costa A presença feminina no espaço jurídico: resgate da memória da alunas pioneiras da faculdade de direito de Pelotas-RS
Vania Grim Thies Diários de um agricultor: um patrimônio do escrito
Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa As práticas de leitura e escrita na seção infantil Érico Veríssimo da Bibliotheca Pública Pelotense: breve análise das fichas de leitura preenchidas pelos frequentadores (1946-1958)

Nenhum comentário:

Postar um comentário