Autor(a) | Título do trabalho |
Alessandro Bica | Primeiras aproximações entre educação e civismo na primeira república riograndense: o caso da praça de desportos do município de Bagé |
Alice Rigoni Jacques | Cadernos escolares – relíquias de memórias |
Ana Ramos Rodrigues | Educação não-formal nos museus – estudo de caso: Museu Julio de Castilhos |
Andréa Cristina Baum Schneck | Imagens pintadas de Flávio Scholles: evocadores de memórias e narrativas de vida |
Andrea Milán Vasques Pautasso | A comissão de literatura infantil (1936-38) |
Andréa Silva de Fraga | “O Estudo”: um exemplar da imprensa estudantil dos anos de 1920 e 1930 |
Antonio Cesar dos Santos Esperança | O ensino de matemática no gymnasio do Rio Grande do Sul nos tempos dos preparatórios |
Antônio Maurício Medeiros Alves | A coleção de livros didáticos para o ensino primário “Nossa Terra Nossa Gente” e o movimento da matemática moderna (1960-1980) |
Ariane dos Reis Duarte; Beatriz T. Daudt Fischer | Histórias de professores em Novo Hamburgo e São Leopoldo/RS (1930-2000): memórias e acervos |
Beatriz T. Daudt Fischer | Recordação escolar: aluno, livros, mapa e globo – uma imagem recorrente (1949-2004) |
Berenice Guedes | O projeto educacional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil para o Rio Grande do Sul segundo o estandarte cristão – periódico oficial da igreja (1901/1950) |
Carina Vasconcellos Abreu | Formação e Profissão de Guia de Turismo no Brasil |
Carine Winck Lopes | Literaturas que “fazem a cabeça” dos professores |
Carla Beatriz Meinerz Said Los | O ensino de história no jogo da memória e do esquecimento dos professores em formação |
Carla Gastaud | Práticas de correspondência: as materialidades das cartas |
Carmen Maria Koetz | O sistema de avaliação do rendimento escolar do Rio Gande do Sul – SAERS: trajetória institucional |
Carolina Monteiro | A importância da boa posição para a boa escrita: apontamentos sobre o Método de Caligrafia De Franco |
Celine Lehmann Escher | Dificuldades de escrita: discursos em manuais de formação de professores da escola primária (1930-1960) |
Cineri Fachin Moraes | Palavras evocando uma história: os bastidores da formação acadêmica |
Clarice Rego Magalhães | O papel dos jornais na gênese da escola de belas artes de Pelotas |
Claudemir de Quadros | Vivências em ensino de história da educação: Formação de professores e educação digital |
Claudia Luci Scussel; Terciane Ângela Luchese | Memórias de um tempo escolar: ser aluna nos anos de 1930-1960, em Bento Gonçalves, RS |
Cláudia Regina Costa Pacheco | “Pascam in judicio”: a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker (1870-1946) |
Dilmar Kistemacher; Berenice Corsetti | A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a discussão sobre o rendimento escolar e a avaliação da educação (1944-1964) |
Dilza Porto Gonçalves | O relatório da administração de Florinda Tubino Sampaio entre 1940-1943: a imagem de uma escola modelo |
Dóris Almeida Bittencourt | Um observatório de jovens: a revista “O Clarim” (1945- 1965) |
Edison Luiz Saturnino | O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX |
Edlaine C. Rodrigues de Almeida; Luciane Sgarbi S. Grazziotin | Evolução histórica e desenvolvimento da enfermagem |
Eduardo Arriada; Luís Artur Borges; Gigliane Ferreira Segovia | Práticas de leituras dos estudantes brasileiros no século XIX |
Elisabete Bloss; Valeska Alessandra de Lima | A melhor coisa da minha vida! História de vida de uma professora primária |
Elisabete Zardo Búrigo | Matemática moderna na UFRGS: professores em movimento |
Elisabete Zardo Búrigo; Francisco de Oliveira Filho; Diogo Franco Rios | O movimento da matemática moderna no Brasil: conexões entre as políticas educacionais públicas e a formação de professores |
Elomar Tambara | Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama |
Elomar Tambara; Valdinei Marcola | Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama |
Estela Denise Schütz Brito | Memórias de trabalhadoras escolares não docentes: um estudo a partir da escola normal evangélica em São Leopoldo/RS (1952-1966) |
Flávia Obino Corrêa Werle | Ensino rural e a utilização do rádio no Rio Grande do Sul |
Frankiele Oesterreich; Luciane Wilke Freitas Garbosa | A inserção da disciplina de música no curso de pedagogia da UFSM – 1984 |
Giani Rabelo | Uma freira entre as famílias operárias mineiras no sul de Santa Catarina: vestígios (auto)biográficos de uma pedagogia missionária (1950-1960) |
Helena Neves | A educação debatida nas páginas do jornal correio mercantil da cidade de Pelotas-RS (1875-1880) |
Isabel Spies; Lúcio Kreutz | Tunápolis, SC (1954-1974): uma análise do processo escolar no contexto de migração alemã |
Itamaragiba Chaves Xavier | Moral, religião e civilidade no “manual enciclopédico para uso das escolas de instrução primária” de Emilio Achilles Monteverde |
Jeane dos Santos Caldeira | Asilo de órfãs São Benedito: o uso de fotografias para analisar sua história |
José Edimar de Souza | Memórias de uma trajetória docente em Lomba Grande/RS: a história da professora “Gersy” |
Josiane Alves da Silveira; Giana Lange do Amaral | Faculdade católica de filosofia de Rio Grande: espaço conquistado pelas mulheres na década de 1960 |
Liliane Maria Viero Costa | A escola municipal de belas artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949 a 1967) |
Lisiane Sias Manke | História da leitura: uma comunidade de leitoras rurais |
Luciane Sgarbi S. Grazziotin | Vida privada e ofício de mestre: memórias de escola e docência – 1913/1950 |
Manuela O. de Paula Borges | Uma professora do final do século XX em Novo Hamburgo: apontamentos a partir da memória |
Marcelo Freitas Gil; Giana Lange do Amaral | As relações do espiritismo com a educação em Pelotas: uma análise preliminar |
Marcos Fontana Cerutti | Acadêmicos da UFRGS e comissão especial de Investigação sumária (1964) |
Maria Cristina dos Santos Louzada | Memórias da atuação de uma alfabetizadora do colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980: primeiras aproximações |
Maria Helena Camara Bastos; Tatiane de Freitas Ermel | Infâncias escritas: o jornal “A Voz da Escola” (1936-1938) |
Maria Stephanou | Leituras e escrituras ordinárias na vida doméstica: múltiplos usos da escrita pessoal no passado |
Maria Teresa Santos Cunha | Um patrimônio documental: livros no museu da escola catarinense/ século XX |
Mariana dos Reis Santos | O contexto sócio-histórico do curso de pedagogia no Brasil |
Maristela da Rosa; Rômulo Ferreira Corrêa; Norberto Dallabrida | A apropriação da lei orgânica do ensino comercial pela academia de comércio de Santa Catarina (1943-1961) |
Milena Aragão; Lúcio Kreutz | Constituindo-se professora de educação infantil: do voluntariado à profissionalização |
Mirian Führ | Elvira e Lenira Brandi Grin: duas professoras, duas gerações fazendo parte da história da educação de Novo Hamburgo/RS |
Moisés Waismann | O ensino de ciências econômicas: estranhamentos e questões de pesquisa |
Nei Carlos de Moura | Extensão, pesquisa e ensino: trilogia, presente na história de vida do professor Ênnio Amaral |
Patrícia Machado Vieira | Discursos sobre escrita caligráfica em manuais de formação de professores (1930-1960) |
Patrícia Rodrigues Augusto Carra; Silvana Schuler Pineda | Alzira Freitas Tacques: um anjo no espelho |
Patrícia Silveira Zaneti; Eduardo Arriada; José Lino Hack | Ver, julgar e agir: uma proposta de educação? |
Patrícia Weiduschadt | Práticas e modos de leitura na revista “O Pequeno Luterano” |
Priscila de Souza de Aguiar; Cristina Maria Rosa | O curso de pedagogia da FAE/UFPEL através dos currículos de 1979 e 1985 |
Rita de Cássia Grecco dos Santos; Letícia Schneider Ferrari | “Como ser mulher” no alvorecer do século XX em Pelotas: a veiculação de representações sociais de gênero no periódico Diario Popular (1909-1920) |
Roseli Maria Bergozza; Terciane Ângela Luchese | As representações do discurso escolanovista e do Método Intuitivo na Escola Complementar de Caxias (1930-1939) |
Roselusia Teresa Pereira de Morais | A criação ficcional da personagem Clarissa: representações em romances de Érico Veríssimo |
Rosiley Teixeira | Abrir escolas e fechar cadeias: a construção de um modelo administrativo para a pátria paulista (1890- 1930) |
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani | O contexto educacional dos anos 1980 e as avaliações em larga escala – modismo, tendência ideológica ou necessidade? |
Suélen Teixeira da Silva; Fabiana de Moraes | O curso de Pedagogia da FaE/UFPel em 30 anos de história: memórias de coordenadores |
Sergio Ricardo Pereira Cardoso | Os serviços de ajuda mútua da Associação Sul Rio-Grandense de Professores |
Valesca Brasil Costa | A presença feminina no espaço jurídico: resgate da memória da alunas pioneiras da faculdade de direito de Pelotas-RS |
Vania Grim Thies | Diários de um agricultor: um patrimônio do escrito |
Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa | As práticas de leitura e escrita na seção infantil Érico Veríssimo da Bibliotheca Pública Pelotense: breve análise das fichas de leitura preenchidas pelos frequentadores (1946-1958) |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação: associação criada em 11 de dezembro de 1995, em São Leopoldo/RS, que tem por finalidade promover estudos e disseminação de informações relacionadas à história da educação.
28 de set. de 2011
Trabalhos aprovados para apresentação no 16º Encontro da Asphe
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COMUNICADO Prezados(as) associados(as), A Diretoria da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (A...
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NOME TELEFONE E ENDEREÇO ESPECIALIDADE Bistrô Restaurante 7 de Setembro - Centro Hotel do Comércio (53...
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