DIA 05/10/2016 – SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 01 - (14H ÀS 16H)
|
||
Sala 4108 – Coordenadora Hardalla dos Santos
Temática: História das instituições escolares
|
Sala 4109 – Coordenadora Magda Abreu Vicente
Temática: História das instituições escolares
|
Sala 4110 – Coordenadora Dóris Almeida
Temática: História da educação e cultura material
|
OS COLÉGIOS METODISTAS
NO RIO GRANDE DO SUL
Anna
Beatriz Ensslin
|
O RETRATO QUE ETERNIZA O OLHAR: REPRESENTAÇÕES
DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL EM PELOTAS-RS
Magda Abreu Vicente e Giana Lange do
Amaral
|
A CULTURA MATERIAL ESCOLAR COMO FONTE
DE PESQUISA: FICHÁRIO DO CORPO DOCENTE DO GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE SÃO
LEOPOLDO (1939-1948)
Jauri dos S. Sá & Flavia O. C.
Werle
|
A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS E O
AQUARTELAMENTO DOS MENINOS DESVALIDOS NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1861 A
1889)
Hardalla dos Santos & Giana l. do
Amaral
|
UM OLHAR SOBRE AS INSTITUIÇÕES
ESCOLARES E A EXPANSÃO EDUCACIONAL PRIMÁRIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA EM BAGÉ/RS
Alessandro Carvalho Bica
|
LEMBRANÇAS DE BATISMO: A
CULTURA ESCRITA EM TRÊS GERAÇÕES DE UMA FAMÍLIA POMERANA
Letícia S. Storch e Vânia Grimm
|
A
CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA CAPITAL GAÚCHA: ASPECTOS DE TEMPO E
ESPAÇO (1772-1900)
Carine
Popiolek
|
ASPECTOS DA
CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO FÉLIX DA CUNHA – 1913 A 1934
Carmem Leal
|
A FÁBRICA
RHEINGANTZ: UM PATRIMÔNIO CULTURAL ETERNIZADO NA SALA DE AULA
Rogério Piva & Márcia
Piva
|
DO GIGANTE DA DUQUE AO NOVO ANCHIETA:
O ESPAÇO ESCOLAR DO COLÉGIO ANCHIETA DE PORTO ALEGRE/RS NAS MEMÓRIAS DOS
ESTUDANTES (1929-1980)
Lucas Costa Grimaldi
|
AS PRÁTICAS RURAIS DO CLUBE AGRÍCOLA:
INCENTIVANDO “O AMOR À TERRA” NO GRUPO ESCOLAR FARROUPILHA
(FARROUPILHA/RS – 1940-1945)
Cassiane C. Fernandes
|
ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA
ITALIANIDADE EM PORTO ALEGRE: CULTURA E ESCOLA (1928-1938)
Gelson Leonardo Rech
|
ESCOLA NORMAL MENNA BARRETO: ENTRE
MEMÓRIAS E HISTÓRIA
Carlos Xavier; Maria A. dos Santos;
Alessandro Bica; Marta J. Mendes
|
TUDO PELO BRASIL IMORTAL: O PROCESSO DE
NACIONALIZAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO COLÉGIO FARROUPILHA/POA-RS (1937-1945)
Alice Rigoni
|
IMAGEM E FORMAÇÃO RELIGIOSA: A PRÁTICA
DE DISTRIBUIR SANTINHOS NOS RITUAIS CATÓLICOS (SÉCULO XX)
Luciane S. Grazziotin & Maria H.
C. Bastos
|
A MEMÓRIA
DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DO RIO GRANDE-RS: A CENTENÁRIA ESCOLA EDUCANDÁRIO
CORAÇÃO DE MARIA
Márcia Piva &
Rogério Piva
|
REPRESENTAÇÕES
ACERCA DAS PRÁTICAS ESCOLARES: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES,
FARROUPILHA/RS (1922-1954)
Gisele
Belusso
|
ESCRITOS
IMACULADOS: CADERNOS DE HISTÓRIA, REGISTROS DE MEMÓRIAS DO COLÉGIO
FARROUPILHA (1950-1962)
Dóris Almeida e & Ariane S. de Souza
|
A GÊNESE DO SISTEMA DE INSTRUÇÃO
PÚBLICA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS (1770-1840)
Elomar Tambara; Eduardo Arriada;
Vanessa B. Teixeira
|
GRUPO ESCOLAR HILÁRIO
RIBEIRO: HISTÓRIA E ARQUITETURA
Nelize
Bopsin & Maria A.. M. de Oliveira
|
ENTRE
PARTITURAS: A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO PRIMÁRIO DO COLÉGIO FARROUPILHA DE
1939 A 1961
Carolina
Asti Severo
|
DIA 05/10/2016 – SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 02 - (16h30min às 18h30min)
|
||
Sala 4108 – Coordenadora Jaqueline Koschier
Temática: História da educação e imprensa
|
Sala 4109 – Coordenadora Patrícia Weiduschadt
Temática: História da educação e políticas públicas
|
Sala 4110 – Coordenador José
Edimar de Souza
Temática: História da educação: formação e leituras
|
AS GREVES DO MAGISTÉRIO ESTADUAL EM 1979 E 1980
SOB A ÓTICA DOS JORNAIS DO LITORAL NORTE GAÚCHO
Diana P.; Yago S. de S. Silva; Maria A. de O.
Martiarena
|
FACULDADE DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E
ECONÔMICAS DO RIO GRANDE, RS: A ÁRDUA BATALHA PELO RECONHECIMENTO
Ademir
Caetano e Patrícia Weiduschadt
|
BIO)ALFABETIZAÇÃO:
COMPREENDENDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA [...] E AUTOBIOGRÁFICOS [...] DO SÉCULO XX)
Eliane Peres
|
A REPRESENTAÇÃO DAS IDEIAS E DOS
CONCEITOS DO ISOP NA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL
Marlos Melo
|
CHARLA SOBRE O ENTREVERO DE IDÉIAS
PEDAGÓGICAS NO RIO GRANDE DO SUL – SÉCULO XIX
Elomar Tambara e Eduardo Arriada
|
OS PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO
NORMAL DE SAPIRANGA/RS NA DÉCADA DE 1960
José Edimar de Souza & Ariane dos
R. Duarte
|
EDITORA TABAJARA: UM ESTUDO SOBRE O
HISTÓRICO E A PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS
Chris Ramil
|
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR: PANORAMA HISTÓRICO NOS GOVERNOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E LUIZ
INÁCIO LULA DA SILVA
Viviane K. Gentil & Miriam Lacerda
|
FORMAÇÃO E TRADIÇÃO: O CONCEITO DE
TRADIÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CURSO NORMAL EM GRAVATAÍ/RS (1970 – 1990)
Artur D. da S. Alexandrino
|
RELATÓRIOS DE VERIFICAÇÃO PRÉVIA E
GERAL DA ESCOLA TÉCNICA COMERCIAL DO COLÉGIO FARROUPILHA DE PORTO ALEGRE/RS: [...]
EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Eduardo C. H. da Silva
|
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DO RIO
GRANDE (1845-1857)
Vanessa B. Teixeira, Elomar Tambara;
Eduardo Arriada
|
A ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS DO
ACERVO DE ESCRITAS PESSOAIS E FAMILIARES DO [...] (HISALES/FAE/UFPEL)
Vania Grimm & Valdizan Souza
|
HABILIDADES
DE ESTUDOS SOCIAIS: OS MANUAIS DA BIBLIOTECA DE ORIENTAÇÃO DA [...]
BRASILEIRO-AMERICANO DE ENSINO ELEMENTAR (PABAEE) 1956-1964
Susane
da C. Waschinewski & Giani Rabelo
|
PROEJA: CONSTITUIÇÃO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Aline Soares; Ascísio Pereira; Claúdia
Barin; Paula Becher; Pauline Miranda; Roselene Pommer
|
O (AUTO) BIOGRÁFICO E O “CONSTITUIR-SE
DOCENTE”: EXPERIÊNCIAS EM ATIVIDADE DE DOCÊNCIA [...] DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Fabian da Silva, Cristiane Reis e
Jorge da Cunha
|
TEXTOS LITERÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS
PRODUZIDOS POR AUTORAS GAÚCHAS NA 2ª [...]: UM ESTUDO NO ACERVO DO GRUPO DE
PESQUISA (HISALES-FAE/UFPEL)
Jaqueline T. da C. Koschier; Rozele B.
Nunes; Lucas G. Soares
|
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ERA DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL: O CASO DO
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
Arnildo
Pommer; Roselene Moreira; Paula Becher
|
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INFANTIL
MODERNO E O DISPOSITIVO DA CULTURA ESCRITA: EVIDÊNCIAS EM MANUAIS PORTUGUESES
Fernando Ripe e Giana Lange do Amaral
|
DESCRIÇÃO DO ACERVO DE CADERNOS DE
ALUNOS DO GRUPO DE PESQUISA (HISALES): [...] DE ESTUDOS
Alessandra Silveira, Cícera Vieira e
Larissa Costa
|
A REFORMA LUTERANA
NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Cássia Neivert e Regiana Wille
|
A CARTILHA SARITA E SEUS AMIGUINHOS E O MÉTODO GLOBAL DE CONTOS: DA [...]
ALFABETIZADORA
Indiara da Silva e Eliane Peres
|
DIA 06/10/2016 – SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 03 - (08h às 10h30min)
|
||
Sala 4108 – Coordenadora Raquel
Frazão
Temática: História da educação e memória
|
Sala 4109 – Coordenadora Cristiane Moreira
Temática: História da educação e políticas públicas
|
Sala 4110 – Coordenador Antônio Maurício Alves
Temática: História da educação: livros e saberes
|
MEMÓRIAS DE NORMALISTAS:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO [...] DO GOVERNO DE LEONEL BRIZOLA – 1959/1963
Maria
C. dos S. Louzada & Giana L. do Amaral
|
CONCEITOS HISTÓRICOS SOBRE OS SENTIDOS
DEMOCRÁTICOS NA EDUCAÇÃO
Tamara Conti; Cristiane Medianeira;
Fabiana Regina; Jorge da Cunha
|
AS CARTILHAS ¿QUIERES
LEER? E QUERES LER?:
RECORRÊNCIAS E DIFERENÇAS NAS NOTAS DE ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES
Caroline
B., Eliane
Peres & Alessandra Amaral
|
RETALHOS DE MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS
DOCENTES QUE RECONTAM O TRABALHO DE SALA DE AULA
Simôni Costa & Alessandro Bica
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: CENÁRIO HISTÓRICO
E REORDENAMENTOS
Cristiane H. Moreira &
Elomar Tambara
|
UM
ESTUDO SOBRE AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DA [...] PRODUZIDOS NO RIO GRANDE DO
SUL (1960-1978)
Antônio
Maurício Alves
|
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES
DA CUNHA – PORTO ALEGRE – RS –. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DA GREVE DE 1987
Maria B. V. B. Ozorio
|
A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BAGÉ
DURANTE O GOVERNO MÉDICI-SOB DIFERENTES OLHARES
Daniela Dohs & Lilia Masson
|
O USO DA COLEÇÃO DE
LIVROS DIDÁTICOS ESTRADA ILUMINADA: LEVANTAMENTO DAS PERSONAGENS EM CADERNOS
DE ALUNOS (RIO GRANDE DO SUL, 1940-1980)
Tatiara
T. de C. Herreira & Chris Ramil
|
TÁCITAS E MARGINAIS: MEMÓRIAS DAS
CASAS DE ESTUDANTE AUTÔNOMAS DE PORTO ALEGRE E AS POSSIBILIDADES PARA A
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Marcos Luiz Hinterholz
|
A EDUCAÇÃO
FORMAL COMO ELEMENTO DE DISTINÇÃO NOS ANOS DE 1940 A 1950: UMA ANÁLISE [...]
DO PAÍS
Luciana de S. Mazur & Maria A. M.
de Oliveira
|
O
PERÍODO PREPARATÓRIO DA ALFABETIZAÇÃO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO DOCENTE
(1936-1978)
Larissa L. N. Costa
|
PRÁTICAS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO
FÍSICA DURANTE O REGIME CIVIL-MILITAR BRASILEIRO NA ESCOLA ASSIS
BRASIL/PELOTAS (1964-1985): MEMÓRIAS DE NORMALISTAS
Tânia Nair Alvares Teixeira e Patrícia
Weiduschadt
|
OS REGISTROS OFICIAIS DA ESCOLA
IPIRANGA (1960 A 1980): EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA ESCOLA DO CAMPO
Renata dos S. Alves & Patrícia Weiduschadt
|
ORIENTAÇÕES PARA DIRETOR (A) DE ESCOLA
NAS DÉCADAS DE 1960-70 NO BRASIL: RECOMENDAÇÕES DA LITERATURA PEDAGÓGICA
Maria Frazão e Luciane Grazziotin
|
PRIMEIRAS MEMÓRIAS DE MULHERES DO
PROGRAMA MULHERES MIL EM AÇAILÂNDIA – MA
Raquel Frazão e Luciane Grazziotin
|
EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI: OBJETIVOS E
DESAFIOS COM A IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO BINACIONAL
Aline Medeiros e Bruna Farias
|
INSERÇÃO
DE MULHERES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PELOTAS: REFLEXÕES ACERCA DO COLEGIO
MUNICIPAL PELOTENSE
Bruna Xavier e Patrícia Weiduschadt
|
O ENSINO DO 1° GRAU NO PERÍODO DE 1971
A 1983: RECORDAÇÕES E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO RIO GRANDE DO SUL
Bruna Nunes
|
O INSPETOR GERAL DOS ESTUDOS
DA CAPITAL, JOAQUIM GAUDIE LEY, [...] NA INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE
(1849-1871)
Luiza Dias e Elomar Tambara
|
CADERNOS DE
PLANEJAMENTO DE PROFESSORAS COMO FONTE/OBJETO DE PESQUISA: A CONSTITUIÇÃO DO
ACERVO DO GRUPO DE PESQUISA (HISALES).
Cícera Vieira
|
DIA 06/10/2016 – SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 04 - (14h às 16h)
|
||
Sala 4108 – Coordenador Itamaragiba Xavier
Temática: História da educação e culturas escolares
|
Sala 4109 – Coordenadora Tatiane Ermel
Temática: História da educação e acervos
|
Sala 4110 – Coordenadora Jeane
dos S. Caldeira
Temática: História da educação, culturas e etnias
|
O QUE
IMPLICA AFIRMAR QUE A MEMÓRIA DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MARTIM FRANCISCO
RIBEIRO D’ANDRADA MACHADO CONTÉM IDEIAS BÁSICAS DE CONDORCET?
Itamaragiba Xavier
|
ESCOLA POLIVALENTE: A DIGITALIZAÇÃO DE
ACERVO FOTOGRÁFICO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DE SUA HISTÓRIA
Karen A. da S. Cinca, Taís S. da
Silva, Maria A. M. de Oliveira
|
DEUTSCHE SPRACHSCHULE
IN VIER HEFTEN: OS LIVROS DIDÁTICOS DE REINHARD HEUER, DIRETOR DO COLLEGIO
ALLEMÃO DE PELOTAS (1916-1925)
Maria Ângela da
Fonseca e Elomar A. C. Tambara
|
O SERVIÇO
MILITAR NO EXÉRCITO E A EDUCAÇÃO NACIONAL
Genivaldo G. Pinto
|
O GINÁSIO TEUTO- BRASILEIRO FARROUPILHA ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS DE
INSPEÇÃO FEDERAL (1937-1962)
Tatiane de F. Ermel
|
ASPECTOS DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO
NA ESCOLA GARIBALDI (PELOTAS/RS)
Renata Brião de Castro e Patrícia
Weiduschadt
|
LEOPOLDO
GOTUZZO (1887-1983): O ARTISTA QUE PREPAROU E CONSTITUIU SEU ACERVO PARA SER
IMORTAL
Raquel Santos Schwonke e Giana L. do Amaral
|
O USO DE UM BANCO DE DADOS NA
PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Samirah C. Sessim, Luana C. Pinto e
Larissa A. de Freitas
|
AS INFÂNCIAS NEGRAS QUILOMBOLA À LUZ
DA LEI 9.394/1996 EM ALCÂNTARA – MA
(1996-2016)
Ricardo de Sousa
|
HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: DESPERTANDO INTERESSE À APRENDIZAGEM
Alessandra Rodrigues e Rita Grecco
|
JUVENTUDES E MOVIMENTO ESTUDANTIL:
NOTAS SOBRE OS ESPAÇOS DE REPRESENTAÇÃO NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO (1964-1985)
Gabriela Mathias de Castro
|
A BASE DIVERSIFICADA DO
CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO DIDÁTICA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POMERANA NA
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Gabriela Lopresti, Isabella Cardoso, Renata Alves e
Carmo Thum
|
O CONTO A BELA E A FERA EM TRÊS DIFERENTES VERSÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Júlia V. Casalinho, Eliane Peres,
Jaqueline Koschier
|
ARQUITETURA
ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA CIDADE DE PELOTAS/RS
Estela
M. R. Piedras, Caroline B. Michel Eduardo Arriada
|
UMA “MÃE PRETA” NA ASSISTÊNCIA
CARITATIVA DE CRIANÇAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E BAGÉ/RS
(1901-1930): A ATUAÇÃO DE LUCIANA LEALDINA DE ARAÚJO
Jeane dos S. Caldeira e Giana L. do
Amaral
|
CULTURA E AFROPERSPECTIVIDADE: UM
DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO PARA UMA MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA
João Heitor Silva Macedo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário