28 de set. de 2011

Distribuição das sessões

Sessão 1
Dia 12 de setembro – 14h – sala:
Coordenação: Alessandro Carvalho Bica
Autores Títulos
Dilza Porto Gonçalves 1)     A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889)
Adálcia Canedo da Silva NogueiraMarlene Rosa Cainélli 2)     Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Júlia de Souza Wanderlei: a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio/PR
Jeane dos Santos Caldeira 3)     Instituto São Benedito: entre o passado e o presente através de relatos orais de religiosas que atuam na instituição
José Edimar de Souza 4)     Memórias da escola rural em Novo Hamburgo: a trajetória da professora Élia Maria Thiesen (1958/1984)
Josiane Alves da SilveiraGiana Lange do Amaral 5)     Relatos orais sobre a criação da Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande em 1960
Liliane Maria Viero Costa 6)     A Escola de Belas Artes de Caxias do Sul: contexto da criação
Edlaine Cristina Rodrigues de AlmeidaTerciane Ângela Luchese 7)     Escola Madre Justina Inês: da aula inaugural a primeira formatura (1957-1960)
Alessandro Carvalho BicaBerenice Corsetti 8)     Os antecedentes históricos da municipalização da instrução pública primária no município de Bagé na década de 1920
 Sessão 2
Dia 12 de setembro – 14h – sala
Coordenação: Maria Helena Camara Bastos
Autores Títulos
Alice Rigoni JacquesMaria Helena Camara Bastos
  1. Cartinhas à diretora: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS – 1948-1966)
Cristiano Enrique de BrumBerenice Corsetti
  1. Os manuais didáticos de leitura como instrumentos das políticas de educação e saúde (1930-1940)
Fernanda Noguez VieiraJoseane Cruz Monks Renata Braz Gonçalves
Francine Couto Oliveira
  1. Livros para o ensino da leitura e da escrita: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales
Gisele Ramos Lima
  1. Mudanças e permanências no ensino da leitura e da escrita (1970-2010): um estudo da história da alfabetização através de planejamentos de aulas de alfabetizadoras
Roberta Barbosa dos Santos
  1. Cartilhas de ensino da escrita dos anos 30 e 40 do século 20: uma análise sobre os discursos presentes nas atividades de caligrafia
Lucas Costa Grimaldi
  1. O jornal Das Band da Deutsche Hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre a imigração alemã (1929-1938)
Alice Rigoni Jacques
  1. Os cadernos de rotação da 1ª série do curso primário do Colégio Farroupilha/RS
Janaína Soares Martins Lapuente
  1. A arte de produzir escritos: matrizes,  folhas de atividades mimeografadas e “cartilhas artesanais” do “método da abelhinha”
Sessão 3
Dia 12 de setembro – 14h – sala
Coordenação: Luciane Sgarbi Grazziotin
Autores Títulos
Maria Cristina Padilha Leitzke
  1. Curadorias compartilhadas: um estudo sobre as exposições realizadas no museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002-2009)
Zita Rosane Possamai
  1. O museu do Estado do Rio Grande do Sul e seu público (1903-1925)
Giani RabeloMarli de Oliveira Costa
  1. Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina – Cemessc: preservando o patrimônio escolar
Ana Carolina Gelmini de Faria
  1. Uma relação de longa data: apontamentos sobre visitas escolares no Museu Histórico Nacional na primeira metade do século 20
Maria Teresa Santos CunhaCarolina Cechella Philippi
  1. No manejo das palavras: um estudo no acervo de livros de um professor do século 20
Dóris Bittencourt AlmeidaLuciane Sgarbi Grazziotin
  1. Diferenças em um espaço de iguais: o internato em uma escola normal rural (1950-1960)
Beatriz T. Daudt FischerMarcos Fontana Cerutti
  1. A Comissão Especial de Investigação Sumária/Ufrgs, 1964: memórias e acervos documentais
Cristiéle Santos de Souza
  1. Um propedêutico inventário: o epistolário de dom Joaquim no universo da cultura escrita
Sessão 4
Dia 13 de setembro – 14h – sala
Coordenação: Terciane Ângela Luchese

Autores Títulos
Mônica Maciel Vahl 1)     Sydia Sant’Anna Bopp: mapeando a produção de livros escolares durante a segunda metade do século 20 no Rio Grande do Sul
Janine Bochi do AmaralValeska Fortes de Oliveira 2)     Histórias vividas e inventadas: a literatura e a formação na vida da professora Therezinha Lucas Tusi
Mara Denise Neitzke Dietrich 3)     Aspectos da vida profissional e da produção didática da professora Gilda de Freitas Tomatis
Diogo Franco Rios 4)     Experimentação, modernização e o ensino da matemática moderna: lembranças dos ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia (1966-1976)
Sylvia Tavares Barum 5)     Materiais de higiene e limpeza que circularam nas escolas primárias gaúchas entre o final do século 19 e o início do século 20
Claudia Luci ScusselTerciane Ângela Luchese 6)     Narrando a história de vida de um docente: memórias do aluno que se fez professor
Vantoir Roberto BrancherValeska Maria Fortes de Oliveira 7)     A história de vida de Helena Ferrari Teixeira: uma contribuição para a história da educação em Santa Maria/RS
Cinara Dalla Costa Velasquez 8)     Memórias docentes: ressignificações da educação rural
Sessão 5
Dia 12 de setembro – 14h – sala:
Coordenação: Dóris Bittencourt Almeida
Autores Títulos
Cícera Marcelina Vieira
  1. A produção didática da professora Maria de Lourdes Gastal (1945-1970): primeiros resultados de investigação
Sergio Ricardo Pereira Cardoso
  1. A dimensão cultural da Associação Sul-Rio- Grandense de Professores (dos anos 1930 aos anos 1970)
Chris de Azevedo Ramil
  1. A produção da coleção de livros didáticos tapete verde na década de 1970: considerações iniciais de pesquisa
Hardalla do ValleEduardo Arriada
  1. A instrução proposta por Caxias: uma análise do panorama educacional rio-grandense do século 19 (1842-1846).
Patrícia WeiduschadtBeatriz T. Daudt  Fischer
  1. Interlocução dos leitores na revista O pequeno luterano
Vanessa dos Santos Lemos
  1. Polícia e educação: uma aliança para a nacionalização no Rio Grande do Sul durante o Estado Novo
Dóris Bittencourt Almeida Valeska Alessandra de Lima
  1. Nas páginas do Clarim e do Crisol: um estudo sobre periódicos escolares (1940-1960)
Ieda Maria Kleinert Casagrande
  1. O projeto Januário da Cunha Barbosa: uma contribuição para a memória da instrução elementar pública brasileira
 Sessão 6
Dia 13 de setembro – 14h – sala:
Coordenação: Eduardo Arriada
Autores Títulos
Miguel Alfredo Orth
  1. A escola normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente
Renata Waleska de Sousa Pimenta Carlos Eduardo Pinheiro Brito
  1. Educação lancasteriana e utilitarismo ético: Colégio Militar de Santa Maria
Patrícia Silveira Zaneti Eduardo Arriada
  1. O colégio das irmãs em Canguçu
Rita de Cássia Grecco dos Santos Francisco Furtado Gomes Riet Vargas
Elomar Tambara
Letícia Schneider Ferrari
  1. Entre história e memória: uma narrativa acerca da escola complementar e da escola normal do Colégio Santa Joanna d’Arc de Rio Grande/RS
Roseli Maria Bergozza
  1. Colégio elementar de Caxias: histórias do José Bonifácio (1912-1936)
Vanessa Barrozo TeixeiraElomar Tambara
  1. O ensino superior de engenharia no Rio Grande do Sul: o caso da Escola de Engenharia Industrial da cidade do Rio Grande na década de 1950
Helena de Araújo Neves
  1. Um século de ensino privado em Pelotas/RS (1875-1975)
Daiane Lovato Marques Camillo
  1. A educação pública na área do atual distrito de Santa Flora – Santa Maria/RS: da primeira escola até 1945
Sessão 7
Dia 13 de setembro – 14h – sala
Coordenação: Eliane Peres
Autores Títulos
Maria Helena Camara BastosTatiane de Freitas Ermel 1)     O que preciso saber para ingressar no ginásio? Manuais para os exames de admissão (1950 a 1970)
Terciane Ângela LucheseLúcio Kreutz 2)     Livros de leitura das escolas étnico-comunitárias italianas (1922 a 1938)
Antonio Mauricio Medeiros Alves 3)     Livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales
Carine Winck LopesMaria Stephanou 4)     Fórmulas de sucesso e bem-viver: presença histórica do gênero literatura de auto-ajuda em práticas de leitura (séculos 19 e 20)
Eliane PeresCícera Marcelina Vieira 5)     Aspectos da cultura material escolar: o que revela a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 1970?
Andréa Silva de Fraga 6)     História do escrever: a revista O estudo como prática de escrita das alunas da escola complementar de Porto Alegre (1922-1929)
Letícia Tischer Vieira 7)     Cultura material produzida na escola e práticas pedagógicas inscritas nos cadernos e no tempo: permanências e mudanças
Patrícia Machado Vieira 8)     Imagens das práticas de escrita presentes nos manuais de caligrafia e ensino da escrita
Carolina Monteiro 9)     A escola nova e o ensino da caligrafia: uma apresentação da obra a escrita na escola primária
Sessão 8
Dia 13 de setembro – 14 – sala
Coordenação: Beatriz Daudt Fischer
Autores Títulos
Maria Angela Peter da Fonseca 1)     A música em um colégio teuto-brasileiro urbano Pelotas – RS (1898-1942)
Maria Augusta Martiarena de Oliveira 2)     A educação e a urbanização em Pelotas na década de 1910: os discursos nos relatórios intendenciais
Raphael Castanheira SchollAlice Rigoni Jacques 3)     À moda da escola: o uniforme feminino no Colégio Farroupilha de Porto Alegre na década de 1950
Valesca Brasil CostaBeatriz Daudt Fischer 4)     Mulher e homem formam-se advogados: fragmentos de memória
Jorge Luiz da CunhaCaroline Fabiane Candeloni Karla Raquel Erstling
Sandy Müller Soares
TaianaFlores de Quadros
Jocemar Flores de Quadros
5)     A história da escolarização do negro na primeira república (1889-1930), sob uma reflexão nos dias atuais
Josiane Caroline Machado Carré 6)     Um olhar sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM
Lisiane Sias Manke 7)     Família e escola: o papel destas instituições na formação de uma leitora
Bruna Pereira Alves FiorinGabriel dos Santos Kehler Maria Cecília Martins Manckel
Liliana Soares Ferreira
8)     O trabalho dos professores e a infância: (inter) relações na história da educação brasileira
 Sessão 9
Dia 13 de setembro – 14h – sala
Coordenação: Berenice Corsetti
Autores Títulos
Vanessa Bellani LyraJanice Zarpellon Mazo
  1. Os modernos methodos de ensino: a criação dos cursos intensivos de Educação Physica na capital sul-rio-grandense
Cláudia Regina Costa PachecoJorge Luiz da Cunha
  1. A constituição humana na perspectiva católica de dom João Becker no período de 1912 a 1946
Dilmar KistemacherBerenice Corsetti
  1. Objetividade e cientificidade: discursos sobre a avaliação do rendimento escolar (1944-1964)
Sueli Menezes Pereira
  1. Formação de professores primários no contexto da modernização desenvolvimentista
Fabrício Rigo NicolosoJorge Luiz da Cunha
  1. Políticas públicas, educação e imigração alemã no Rio Grande do Sul (1889-1945)
Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos
  1. A construção dos espaços escolares no Brasil na primeira metade do século 20: interfaces entre psicologia e pedagogia
Edelbert KrügerElomar Tambara
  1. Centros federais de educação tecnológica: da gênese ao ocaso – 30 anos de educação profissional brasileira
Mateus da Fonseca Capssa Lima
  1. Educação e estado de segurança nacional no Brasil (1964-1968)
Larissa Camacho Carvalho
  1. Escritas virtuais: leitores que escrevem. Revoluções das práticas de leitura e escrita?
Sessão 10
Dia 13 de setembro – 14h – sala
Coordenação: Carla Rodrigues Gastaud
 
Autores
Títulos
Patrícia Rodrigues Augusto Carra

  1. Uma escola masculina: uma escola para a formação de homens
Ceres Karam Brum

  1. Maison du Brésil: uma residência estudantil para pesquisadores em Paris

Caroline Machado Cortelini Conceição
  1. Educação infantil em Francisco Beltrão/PR: o processo de implantação das creches no município

Renata Braz Gonçalves

4.      Livros que circulavam em Pelotas/RS no final do século 19: uma análise a partir dos anúncios nos jornais pelotenses
Cinara Lino Colonetti Bergmann

5.      Memórias, história e educação: narrativas da pedagogia escoteira do grupo Tangará em Criciúma/SC

Andréa Cristina Baum Schneck

  1. Arte e história da educação: bifurcações possíveis mediação com obras do artista Flávio Scholles

Carla Rodrigues Gastaud

  1. Cartas adequadas: os manuais de correspondência e os cuidados necessários para se enviar uma boa carta

Itamaragiba Chaves Xavier

8.      Condorcet: mulher, cidadania e instrução pública

Roselusia Teresa Pereira de Morais

  1. Representações em romances de Érico Veríssimo: a produção ficcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário