Pular para o conteúdo principal

Sessões de apresentação – final


Sessão 1
Dia 12 de setembro – 14h – sala: auditório do Lince – prédio 16
Coordenação: Alessandro Carvalho Bica
Apoio: Caroline

Autores
Títulos
Dilza Porto Gonçalves A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889)
Adálcia Canedo da Silva Nogueira Marlene Rosa Cainélli Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Júlia de Souza Wanderlei: a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio/PR
Jeane dos Santos Caldeira Instituto São Benedito: entre o passado e o presente através de relatos orais de religiosas que atuam na instituição
José Edimar de Souza Memórias da escola rural em Novo Hamburgo: a trajetória da professora Élia Maria Thiesen (1958/1984)
Josiane Alves da Silveira Giana Lange do Amaral Relatos orais sobre a criação da Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande em 1960
Liliane Maria Viero Costa A Escola de Belas Artes de Caxias do Sul: contexto da criação
Edlaine Cristina Rodrigues de Almeida Terciane Ângela Luchese
Escola Madre Justina Inês: da aula inaugural a primeira formatura (1957-1960)
Alessandro Carvalho Bica Berenice Corsetti Os antecedentes históricos da municipalização da instrução pública primária no município de Bagé na década de 1920

 Sessão 2
Dia 12 de setembro – 14h – sala 3272 ((Azul) prédio 16
Coordenação: Maria Helena Camara Bastos
Apoio: Sandy

Autores
Títulos
Alice Rigoni Jacques Maria Helena Camara Bastos
Cartinhas à diretora: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS – 1948-1966)
Cristiano Enrique de Brum
Berenice Corsetti
Os manuais didáticos de leitura como instrumentos das políticas de educação e saúde (1930-1940)
Fernanda Noguez Vieira Joseane Cruz Monks
Renata Braz Gonçalves
Francine Couto Oliveira
Livros para o ensino da leitura e da escrita: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales
Gisele Ramos Lima Mudanças e permanências no ensino da leitura e da escrita (1970-2010): um estudo da história da alfabetização através de planejamentos de aulas de alfabetizadoras
Roberta Barbosa dos Santos Cartilhas de ensino da escrita dos anos 30 e 40 do século 20: uma análise sobre os discursos presentes nas atividades de caligrafia
Lucas Costa Grimaldi O jornal Das Band da Deutsche Hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre a imigração alemã (1929-1938)
Alice Rigoni Jacques Os cadernos de rotação da 1ª série do curso primário do Colégio Farroupilha/RS
Janaína Soares Martins Lapuente A arte de produzir escritos: matrizes,  folhas de atividades mimeografadas e “cartilhas artesanais” do “método da abelhinha”

Sessão 3
Dia 12 de setembro – 14h – sala 3172 (Bordô) prédio 16
Coordenação: Luciane Sgarbi Grazziotin
Apoio: Paula
Autores
Títulos
Maria Cristina Padilha Leitzke Curadorias compartilhadas: um estudo sobre as exposições realizadas no museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002-2009)
Zita Rosane Possamai O museu do Estado do Rio Grande do Sul e seu público (1903-1925)
Giani Rabelo Marli de Oliveira Costa Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina – Cemessc: preservando o patrimônio escolar
Ana Carolina Gelmini de Faria Uma relação de longa data: apontamentos sobre visitas escolares no Museu Histórico Nacional na primeira metade do século 20
Maria Teresa Santos Cunha Carolina Cechella Philippi No manejo das palavras: um estudo no acervo de livros de um professor do século 20
Dóris Bittencourt Almeida
Luciane Sgarbi Grazziotin
Diferenças em um espaço de iguais: o internato em uma escola normal rural (1950-1960)
Beatriz T. Daudt Fischer Marcos Fontana Cerutti
A Comissão Especial de Investigação Sumária/Ufrgs, 1964: memórias e acervos documentais
Cristiéle Santos de Souza Um propedêutico inventário: o epistolário de dom Joaquim no universo da cultura escrita
Sessão 4
Dia 12 de setembro – 14h – sala 3270 (Cinza) prédio 16
Coordenação: Valeska Fortes de Oliveira
Apoio: Fabrício
Autores
Títulos
Mônica Maciel Vahl Sydia Sant’Anna Bopp: mapeando a produção de livros escolares durante a segunda metade do século 20 no Rio Grande do Sul
Janine Bochi do Amaral Valeska Fortes de Oliveira
Histórias vividas e inventadas: a literatura e a formação na vida da professora Therezinha Lucas Tusi
Mara Denise Neitzke Dietrich Aspectos da vida profissional e da produção didática da professora Gilda de Freitas Tomatis
Diogo Franco Rios Experimentação, modernização e o ensino da matemática moderna: lembranças dos ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia (1966-1976)
Sylvia Tavares Barum Materiais de higiene e limpeza que circularam nas escolas primárias gaúchas entre o final do século 19 e o início do século 20
Claudia Luci Scussel Terciane Ângela Luchese Narrando a história de vida de um docente: memórias do aluno que se fez professor
Vantoir Roberto Brancher Valeska Maria Fortes de Oliveira
A história de vida de Helena Ferrari Teixeira: uma contribuição para a história da educação em Santa Maria/RS
Cinara Dalla Costa Velasquez Memórias docentes: ressignificações da educação rural

Sessão 5
Dia 12 de setembro – 14h – sala: 3283 (Marrom) prédio 16
Coordenação: Dóris Bittencourt Almeida
Apoio:

Autores
Títulos
Cícera Marcelina Vieira A produção didática da professora Maria de Lourdes Gastal (1945-1970): primeiros resultados de investigação
Sergio Ricardo Pereira Cardoso A dimensão cultural da Associação Sul-Rio- Grandense de Professores (dos anos 1930 aos anos 1970)
Chris de Azevedo Ramil A produção da coleção de livros didáticos tapete verde na década de 1970: considerações iniciais de pesquisa
Hardalla do Valle Eduardo Arriada
A instrução proposta por Caxias: uma análise do panorama educacional rio-grandense do século 19 (1842-1846).
Patrícia Weiduschadt Beatriz T. Daudt  Fischer Interlocução dos leitores na revista O pequeno luterano
Vanessa dos Santos Lemos Polícia e educação: uma aliança para a nacionalização no Rio Grande do Sul durante o Estado Novo
Dóris Bittencourt Almeida Valeska Alessandra de Lima
Nas páginas do Clarim e do Crisol: um estudo sobre periódicos escolares (1940-1960)
Ieda Maria Kleinert Casagrande O projeto Januário da Cunha Barbosa: uma contribuição para a memória da instrução elementar pública brasileira

Sessão 6
Dia 13 de setembro – 14h – sala: sala 6 – prédio anexo ao CE
Coordenação: Eduardo Arriada
Apoio: Caroline

Autores
Títulos
Miguel Alfredo Orth A escola normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente
Renata Waleska de Sousa Pimenta Carlos Eduardo Pinheiro Brito Educação lancasteriana e utilitarismo ético: Colégio Militar de Santa Maria
Patrícia Silveira Zaneti Eduardo Arriada O colégio das irmãs em Canguçu
Rita de Cássia Grecco dos Santos Francisco Furtado Gomes Riet Vargas
Elomar Tambara
Letícia Schneider Ferrari
Entre história e memória: uma narrativa acerca da escola complementar e da escola normal do Colégio Santa Joanna d’Arc de Rio Grande/RS


Roseli Maria Bergozza Colégio elementar de Caxias: histórias do José Bonifácio (1912-1936)
Vanessa Barrozo Teixeira Elomar Tambara
O ensino superior de engenharia no Rio Grande do Sul: o caso da Escola de Engenharia Industrial da cidade do Rio Grande na década de 1950
Helena de Araújo Neves
Um século de ensino privado em Pelotas/RS (1875-1975)
Daiane Lovato Marques Camillo A educação pública na área do atual distrito de Santa Flora – Santa Maria/RS: da primeira escola até 1945

Sessão 7
Dia 13 de setembro – 14h – sala 18 (prédio anexo ao CE)
Coordenação: Terciane Ângela Luchese
Apoio: Sandy
Autores
Títulos
Maria Helena Camara Bastos Tatiane de Freitas Ermel
O que preciso saber para ingressar no ginásio? Manuais para os exames de admissão (1950 a 1970)
Terciane Ângela Luchese Lúcio Kreutz
Livros de leitura das escolas étnico-comunitárias italianas (1922 a 1938)
Antonio Mauricio Medeiros Alves Livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales
Carine Winck Lopes Maria Stephanou
Fórmulas de sucesso e bem-viver: presença histórica do gênero literatura de auto-ajuda em práticas de leitura (séculos 19 e 20)
Eliane Peres Cícera Marcelina Vieira
Aspectos da cultura material escolar: o que revela a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 1970?
Andréa Silva de Fraga História do escrever: a revista O estudo como prática de escrita das alunas da escola complementar de Porto Alegre (1922-1929)
Letícia Tischer Vieira Cultura material produzida na escola e práticas pedagógicas inscritas nos cadernos e no tempo: permanências e mudanças
Patrícia Machado Vieira Imagens das práticas de escrita presentes nos manuais de caligrafia e ensino da escrita
Carolina Monteiro
A escola nova e o ensino da caligrafia: uma apresentação da obra a escrita na escola primária

Sessão 8
Dia 13 de setembro – 14 – sala 19 (prédio anexo ao CE)
Coordenação: Beatriz Daudt Fischer
Apoio: Jocemar

Autores
Títulos
Maria Angela Peter da Fonseca
A música em um colégio teuto-brasileiro urbano Pelotas – RS (1898-1942)
Maria Augusta Martiarena de Oliveira A educação e a urbanização em Pelotas na década de 1910: os discursos nos relatórios intendenciais
Raphael Castanheira Scholl
Alice Rigoni Jacques
À moda da escola: o uniforme feminino no Colégio Farroupilha de Porto Alegre na década de 1950
Valesca Brasil Costa Beatriz Daudt Fischer
Mulher e homem formam-se advogados: fragmentos de memória
Jorge Luiz da Cunha Caroline Fabiane Candeloni
Karla Raquel Erstling
Sandy Müller Soares
Taiana Flores de Quadros
Jocemar Flores de Quadros
A história da escolarização do negro na primeira república (1889-1930), sob uma reflexão nos dias atuais
Josiane Caroline Machado Carré Um olhar sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM
Lisiane Sias Manke Família e escola: o papel destas instituições na formação de uma leitora
Bruna Pereira Alves Fiorin Gabriel dos Santos Kehler
Maria Cecília Martins Manckel
Liliana Soares Ferreira
O trabalho dos professores e a infância: (inter) relações na história da educação brasileira

Sessão 9
Dia 13 de setembro – 14h – sala 20 (prédio anexo ao CE)
Coordenação: Elomar Tambara
Apoio: Marli

Autores
Títulos
Vanessa Bellani Lyra Janice Zarpellon Mazo
Os modernos methodos de ensino: a criação dos cursos intensivos de Educação Physica na capital sul-rio-grandense
Cláudia Regina Costa Pacheco Jorge Luiz da Cunha A constituição humana na perspectiva católica de dom João Becker no período de 1912 a 1946
Dilmar Kistemacher Berenice Corsetti
Objetividade e cientificidade: discursos sobre a avaliação do rendimento escolar (1944-1964)
Sueli Menezes Pereira Formação de professores primários no contexto da modernização desenvolvimentista
Fabrício Rigo Nicoloso Jorge Luiz da Cunha Políticas públicas, educação e imigração alemã no Rio Grande do Sul (1889-1945)
Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos A construção dos espaços escolares no Brasil na primeira metade do século 20: interfaces entre psicologia e pedagogia
Edelbert Krüger Elomar Tambara Centros federais de educação tecnológica: da gênese ao ocaso – 30 anos de educação profissional brasileira
Mateus da Fonseca Capssa Lima Educação e estado de segurança nacional no Brasil (1964-1968)
Larissa Camacho Carvalho Escritas virtuais: leitores que escrevem. Revoluções das práticas de leitura e escrita?

Sessão 10
Dia 13 de setembro – 14h – auditório do Lince – prédio 16
Coordenação: Carla Rodrigues Gastaud
Apoio: Paula

Autores
Títulos
Patrícia Rodrigues Augusto Carra Uma escola masculina: uma escola para a formação de homens
Ceres Karam Brum Maison du Brésil: uma residência estudantil para pesquisadores em Paris
Caroline Machado Cortelini Conceição Educação infantil em Francisco Beltrão/PR: o processo de implantação das creches no município
Renata Braz Gonçalves Livros que circulavam em Pelotas/RS no final do século 19: uma análise a partir dos anúncios nos jornais pelotenses
Cinara Lino Colonetti Bergmann
Memórias, história e educação: narrativas da pedagogia escoteira do grupo Tangará em Criciúma/SC
Andréa Cristina Baum Schneck Arte e história da educação: bifurcações possíveis mediação com obras do artista Flávio Scholles
Carla Rodrigues Gastaud Cartas adequadas: os manuais de correspondência e os cuidados necessários para se enviar uma boa carta
Itamaragiba Chaves Xavier Condorcet: mulher, cidadania e instrução pública
Roselusia Teresa Pereira de Morais Representações em romances de Érico Veríssimo: a produção ficcional

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhos aceitos para apresentação no 20° encontro da Asphe (atualizada em 12/11/2014)

Evento de 2016

22º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Bagé/RS - segundo semestre de 2016.