28 de set. de 2011

Sessões de comunicações

Programação das sessões de comunicações do 16º Encontro da Asphe


24/11/2010 – 17h – 19h30min


SESSÃO 1 COORDENAÇÃO: MAURÍCIO PERONDI

Horário Apresentador(es) Título
17h-17h15min Carla Beatriz Meinerz; Said Los O ensino de história no jogo da memória e do esquecimento dos professores em formação
17h15min-17h30min Manuela O. de Paula Borges Uma professora do final do século XX em Novo Hamburgo: apontamentos a partir da memória
17h30min-17h45min Claudia Luci Scussel; Terciane Ângela Luchese Memórias de um tempo escolar: ser aluna nos anos de 1930-1960, em Bento Gonçalves, RS
17h45min-18h Suélen Teixeira da Silva; Fabiana de Moraes O curso de Pedagogia da FaE/UFPel em 30 anos de história: memórias de coordenadores
18h-18h15min Elisabete Bloss; Valeska Alessandra de Lima A melhor coisa da minha vida! História de vida de uma professora primária
18h15min-18h30min Mirian Führ Elvira e Lenira Brandi Grin: duas professoras, duas gerações fazendo parte da história da educação de Novo Hamburgo/RS
18h30min-18h45min Ariane dos Reis Duarte; Beatriz T. Daudt Fischer Histórias de professores em Novo Hamburgo e São Leopoldo/RS (1930-2000): memórias e acervos
18h45min-19h Priscila de Souza de Aguiar; Cristina Maria Rosa O curso de pedagogia da FAE/UFPEL através dos currículos de 1979 e 1985
19h-19h15min José Edimar de Souza Memórias de uma trajetória docente em Lomba Grande/RS: a história da professora “Gersy”
19h15min-19h30min
DEBATE
 
SESSÃO 2 COORDENAÇÃO: CARLA GASTAUD

Horário Apresentador(es) Título
17h-17h15min Celine Lehmann Escher Dificuldades de escrita: discursos em manuais de formação de professores da escola primária (1930-1960)
17h15min-17h30min Vania Grim Thies Diários de um agricultor: um patrimônio do escrito
17h30min-17h45min Carla Gastaud Práticas de correspondência: as materialidades das cartas
17h45min-18h Patrícia Machado Vieira Discursos sobre escrita caligráfica em manuais de formação de professores (1930-1960)
18h-18h15min
DEBATE
18h15min-18h30min Carolina Monteiro A importância da boa posição para a boa escrita: apontamentos sobre o Método de Caligrafia De Franco
18h30min-18h45min Roseli Maria Bergozza; Terciane Ângela Luchese As representações do discurso escolanovista e do Método Intuitivo na Escola Complementar de Caxias (1930-1939)
18h45min-19h Alice Rigoni Jacques Cadernos escolares – relíquias de memórias
19h-19h15min Maria Stephanou Leituras e escrituras ordinárias na vida doméstica: múltiplos usos da escrita pessoal no passado
19h15min-19h30min
DEBATE

SESSÃO 3 COORDENAÇÃO: CLAUDEMIR DE QUADROS

Horário Apresentador(es) Título
17h-17h15min Frankiele Oesterreich; Luciane Wilke Freitas Garbosa A inserção da disciplina de música no curso de pedagogia da UFSM – 1984
17h15min-17h30min Antonio Cesar dos Santos Esperança O ensino de matemática no gymnasio do Rio Grande do Sul nos tempos dos preparatórios
17h30min-17h45min Claudemir de Quadros Vivências em ensino de história da educação: Formação de professores e educação digital
17h45min-18h Edlaine C. Rodrigues de Almeida; Luciane Sgarbi S. Grazziotin Evolução histórica e desenvolvimento da enfermagem
18h-18h15min Carina Vasconcellos Abreu Formação e Profissão de Guia de Turismo no Brasil
18h15min-18h30min Liliane Maria Viero Costa A escola municipal de belas artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949 a 1967)
18h30min-18h45min Flávia Obino Corrêa Werle Ensino rural e a utilização do rádio no Rio Grande do Sul
18h45min-19h Mariana dos Reis Santos O contexto sócio-histórico do curso de pedagogia no Brasil
19h-19h15min Elisabete Zardo Búrigo Matemática moderna na UFRGS: professores em movimento
19h15min-19h30min
DEBATE

25/11/2010 – 8h30min – 10h


SESSÃO 4 COORDENAÇÃO: EDISON LUIZ SATURNINO
 
Horário Apresentador(es) Título
8h30min-8h45min Jeane dos Santos Caldeira Asilo de órfãs São Benedito: o uso de fotografias para analisar sua história
8h45min-9h Beatriz T. Daudt Fischer Recordação escolar: aluno, livros, mapa e globo – uma imagem recorrente (1949-2004)
9h-9h15min Edison Luiz Saturnino O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX
9h15min-9h30min Milena Aragão; Lúcio Kreutz Constituindo-se professora de educação infantil: do voluntariado à profissionalização
9h30min-9h45min Andréa Cristina Baum Schneck Imagens pintadas de Flávio Scholles: evocadores de memórias e narrativas de vida
9h45min-10h
DEBATE
  
SESSÃO 5 COORDENAÇÃO: CAROLINA MONTEIRO

Horário Apresentador(es) Título
8h30min-8h45min Josiane Alves da Silveira; Giana Lange do Amaral Faculdade católica de filosofia de Rio Grande: espaço conquistado pelas mulheres na década de 1960
8h45min-9h Rita de Cássia Grecco dos Santos; Letícia Schneider Ferrari “Como ser mulher” no alvorecer do século XX em Pelotas: a veiculação de representações sociais de gênero no periódico Diario Popular (1909-1920)
9h-9h15min Valesca Brasil Costa A presença feminina no espaço jurídico: resgate da memória da alunas pioneiras da faculdade de direito de Pelotas-RS
9h15min-9h30min Estela Denise Schütz Brito Memórias de trabalhadoras escolares não docentes: um estudo a partir da escola normal evangélica em São Leopoldo/RS (1952-1966)
9h30min-9h45min Cineri Fachin Moraes Palavras evocando uma história: os bastidores da formação acadêmica
9h45min-10h
DEBATE

SESSÃO 6 COORDENAÇÃO: LARISSA CAMACHO CARVALHO

Horário Apresentador(es) Título
8h30min-8h45min Berenice Guedes O projeto educacional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil para o Rio Grande do Sul segundo o estandarte cristão – periódico oficial da igreja (1901/1950)
8h45min-9h Cláudia Regina Costa Pacheco; Elomar Antonio Calegaro Tambara “Pascam in judicio”: a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker (1870-1946)
9h-9h15min Giani Rabelo Uma freira entre as famílias operárias mineiras no sul de Santa Catarina: vestígios (auto)biográficos de uma pedagogia missionária (1950-1960)
9h15min-9h30min Marcelo Freitas Gil; Giana Lange do Amaral As relações do espiritismo com a educação em Pelotas: uma análise preliminar
9h30min-9h45min Itamaragiba Chaves Xavier Moral, religião e civilidade no “manual enciclopédico para uso das escolas de instrução primária” de Emilio Achilles Monteverde
9h45min-10h
DEBATE
 

25/11/2010 – 14h30min – 17h


SESSÃO 7 COORDENAÇÃO: CARINE WINCK LOPES

Horário Apresentador(es) Título
14h30min-14h45min Lisiane Sias Manke História da leitura: uma comunidade de leitoras rurais
14h45min-15h Antônio Maurício Medeiros Alves A coleção de livros didáticos para o ensino primário “Nossa Terra Nossa Gente” e o movimento da matemática moderna (1960-1980)
15h-15h15min Carine Winck Lopes Literaturas que “fazem a cabeça” dos professores
15h15min-15h30min Patrícia Weiduschadt Práticas e modos de leitura na revista “O Pequeno Luterano”
15h30min-15h45min
DEBATE
15h45min-16h Andrea Milán Vasques Pautasso A comissão de literatura infantil (1936-38)
16h-16h15min Eduardo Arriada; Luís Artur Borges; Gigliane Ferreira Segovia Práticas de leituras dos estudantes brasileiros no século XIX
16h15min-16h30min Roselusia Teresa Pereira de Morais A criação ficcional da personagem Clarissa: representações em romances de Érico Veríssimo
16h30min-16h45min Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa As práticas de leitura e escrita na seção infantil Érico Veríssimo da Bibliotheca Pública Pelotense: breve análise das fichas de leitura preenchidas pelos frequentadores (1946-1958)
16h45min-17h
DEBATE
 
SESSÃO 8 COORDENAÇÃO: EDISON LUIZ SATURNINO

Horário Apresentador(es) Título
14h30min-14h45min Ana Ramos Rodrigues Educação não-formal nos museus – estudo de caso: Museu Julio de Castilhos
14h45min-15h Maria Teresa Santos Cunha Um patrimônio documental: livros no museu da escola catarinense/ século XX
15h-15h15min Alessandro Bica Primeiras aproximações entre educação e civismo na primeira república rio-grandense: o caso da praça de desportos do município de Bagé
15h15min-15h30min Carmen Maria Koetz O sistema de avaliação do rendimento escolar do Rio Gande do Sul – SAERS: trajetória institucional
15h30min-15h45min
DEBATE
15h45min-16h Dilza Porto Gonçalves O relatório da administração de Florinda Tubino Sampaio entre 1940-1943: a imagem de uma escola modelo (1870-1946)
16h-16h15min Diogo Franco Rios; Francisco de Oliveira Filho; Elisabete Zardo Búrigo O movimento da matemática moderna no Brasil: conexões entre as políticas educacionais públicas e a formação de professores
16h15min-16h30min Elomar Tambara; Valdinei Marcola Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama
16h30min-16h45min Rosiley Teixeira Abrir escolas e fechar cadeias: a construção de um modelo administrativo para a pátria paulista  (1890- 1930)
16h45min-17h
DEBATE
 
SESSÃO 9 COORDENAÇÃO: DÓRIS ALMEIDA BITTENCOURT
 
Horário Apresentador(es) Título
14h30min-14h45min Clarice Rego Magalhães O papel dos jornais na gênese da escola de belas artes de Pelotas
14h45min-15h Dilmar Kistemacher; Berenice Corsetti A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a discussão sobre o rendimento escolar e a avaliação da educação (1944-1964)
15h-15h15min Helena Neves A educação debatida nas páginas do jornal correio mercantil da cidade de Pelotas-RS (1875-1880)
15h15min-15h30min Patrícia Silveira Zaneti; Eduardo Arriada; José Lino Hack Ver, julgar e agir: uma proposta de educação?
15h30min-15h45min
DEBATE
15h45min-16h Andréa Silva de Fraga “O Estudo”: um exemplar da imprensa estudantil dos anos de 1920 e 1930
16h-16h15min Dóris Almeida Bittencourt Um observatório de jovens: a revista “O Clarim” (1945- 1965)
16h15min-16h30min Tatiane de Freitas Ermel; Maria Helena Camara Bastos Infâncias escritas: o jornal “A Voz da Escola” (1936-1938)
16h30min-16h45min Moisés Waismann O ensino de ciências econômicas: estranhamentos e questões de pesquisa
16h45min-17h
DEBATE

SESSÃO 10 COORDENAÇÃO: LUCIANE SGARBI S. GRAZZIOTIN

Horário Apresentador(es) Título
14h30min-14h45min Isabel Spies; Lúcio Kreutz Tunápolis, SC (1954-1974): uma análise do processo escolar no contexto de migração alemã
14h45min-15h Patrícia Rodrigues Augusto Carra; Silvana Schuler Pineda Alzira Freitas Tacques: um anjo no espelho
15h-15h15min Sergio Ricardo Pereira Cardoso Os serviços de ajuda mútua da Associação Sul Rio-Grandense de Professores
15h15min-15h30min Rosimar Serena Siqueira Esquinsani O contexto educacional dos anos 1980 e as avaliações em larga escala – modismo, tendência ideológica ou necessidade?
15h30min-15h45min Luciane Sgarbi S. Grazziotin Vida privada e ofício de mestre: memórias de escola e docência – 1913/1950
15h45min-16h Marcos Fontana Cerutti Acadêmicos da UFRGS e comissão especial de Investigação sumária (1964)
16h-16h15min Maria Cristina dos Santos Louzada Memórias da atuação de uma alfabetizadora do colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980: primeiras aproximações
16h15min-16h30min Nei Carlos de Moura Extensão, pesquisa e ensino: trilogia, presente na história de vida do professor Ênnio Amaral
16h30min-16h45min Maristela da Rosa; Rômulo Ferreira Corrêa; Norberto Dallabrida A apropriação da lei orgânica do ensino comercial pela academia de comércio de Santa Catarina (1943-1961)
16h45min-17h
DEBATE

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