Pular para o conteúdo principal

Trabalhos aceitos


Segue,  no quadro abaixo,  a relação dos trabalhos aceitos para apresentação no 17° encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe.

Essa relação foi constituída a partir dos pareceres emitidos pelos integrantes da comissão científica do evento.

Os autores dos trabalhos aceitos, QUE AINDA NÃO O FIZERAM devem, necessariamente, enviar a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento para o e-mail 17asphe@gmail.com.

Não  há devolução de valores que eventualmente tenham sido pagos, uma vez que não havia o requesito do pagamento prévio da inscrição.

Autores
Títulos
Adálcia Canedo da Silva NogueiraMarlene Rosa Cainélli Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Júlia de Souza Wanderlei: a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio/PR
Alessandro Carvalho BicaBerenice Corsetti Os antecedentes históricos da municipalização da instrução pública primária no município de Bagé na década de 1920
Alice Rigoni Jacques Os cadernos de rotação da 1ª série do curso primário do Colégio Farroupilha/RS
Alice Rigoni JacquesMaria Helena Camara Bastos Cartinhas à diretora: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS – 1948-1966)
Ana Carolina Gelmini de Faria Uma relação de longa data: apontamentos sobre visitas escolares no Museu Histórico Nacional na primeira metade do século 20
Andréa Cristina Baum Schneck Arte e história da educação: bifurcações possíveis mediação com obras do artista Flávio Scholles
Andréa Silva de Fraga História do escrever: a revista O estudo como prática de escrita das alunas da Escola Complementar de Porto Alegre (1922-1929)
Antonio Mauricio Medeiros Alves Livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales
Beatriz T. Daudt FischerMarcos Fontana Cerutti A Comissão Especial de Investigação Sumária/Ufrgs, 1964: memórias e acervos documentais.
Bruna Pereira Alves FiorinGabriel dos Santos KehlerMaria Cecília Martins Manckel Liliana Soares Ferreira O trabalho dos professores e a infância: (inter) relações na história da educação brasileira
Carine Winck LopesMaria Stephanou Fórmulas de sucesso e bem-viver: presença histórica do gênero literatura de auto-ajuda em práticas de leitura (séculos 19 e 20)
Carla Rodrigues Gastaud Cartas adequadas: os manuais de correspondência e os cuidados necessários para se enviar uma boa carta
Carolina Monteiro
A escola nova e o ensino da caligrafia: uma apresentação da obra a escrita na escola primária
Caroline Machado Cortelini Conceição Educação infantil em Francisco Beltrão/PR: o processo de implantação das creches no município
Chris de Azevedo Ramil A produção da coleção de livros didáticos Tapete verdena década de 1970: considerações iniciais de pesquisa
Cícera Marcelina Vieira A produção didática da professora Maria de Lourdes Gastal (1945-1970): primeiros resultados de investigação
Cinara Dalla Costa Velasquez Memórias docentes: ressignificações da educação rural
Cinara Lino Colonetti Bergmann
Memórias, história e educação: narrativas da pedagogia escoteira do grupo Tangará em Criciúma/SC
Claudia Luci ScusselTerciane Ângela Luchese Narrando a história de vida de um docente: memórias do aluno que se fez professor
Cláudia Regina Costa PachecoJorge Luiz da Cunha A constituição humana na perspectiva católica de dom João Becker no período de 1912 a 1946
Cristiano Enrique de Brum
Berenice Corsetti
Os manuais didáticos de leitura como instrumentos das políticas de educação e saúde (1930-1940)
Cristiéle Santos de Souza Um propedêutico inventário: o epistolário de dom Joaquim no universo da cultura escrita
Daiane Lovato Marques Camillo A educação pública na área do atual distrito de Santa Flora – Santa Maria/RS: da primeira escola até 1945
Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos A construção dos espaços escolares no Brasil na primeira metade do século 20: interfaces entre psicologia e pedagogia
Dilmar KistemacherBerenice Corsetti Objetividade e cientificidade: discursos sobre a avaliação do rendimento escolar (1944-1964)
Dilza Porto Gonçalves A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889)
Diogo Franco Rios Experimentação, modernização e o ensino da matemática moderna: lembranças dos ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia (1966-1976)
Dóris Bittencourt Almeida
Luciane Sgarbi Grazziotin
Diferenças em um espaço de iguais: o internato em uma escola normal rural (1950-1960)
Dóris Bittencourt AlmeidaValeska Alessandra de Lima Nas páginas do Clarim e do Crisol: um estudo sobre periódicos escolares (1940-1960)
Edelbert KrügerElomar Tambara Centros federais de educação tecnológica: da gênese ao ocaso – 30 anos de educação profissional brasileira
Edlaine Cristina Rodrigues de AlmeidaTerciane Ângela Luchese Escola Madre Justina Inês: da aula inaugural a primeira formatura (1957-1960)
Eliane PeresCícera Marcelina Vieira Aspectos da cultura material escolar: o que revela a Revista do Ensinodo Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 1970?
Fabrício Rigo NicolosoJorge Luiz da Cunha Políticas públicas, educação e imigração alemã no Rio Grande do Sul (1889-1945)
Fernanda Noguez VieiraJoseane Cruz MonksRenata Braz Gonçalves Francine Couto Oliveira
Livros para o ensino da leitura e da escrita: constituição e organização do acervo do grupo de pesquisa Hisales
Giani Rabelo Centro de Memória da Educação do sul de Santa Catarina – Cemessc: preservando o patrimônio escolar
Gisele Ramos Lima Mudanças e permanências no ensino da leitura e da escrita (1970-2010): um estudo da história da alfabetização através de planejamentos de aulas de alfabetizadoras
Hardalla do ValleEduardo Arriada A instrução proposta por Caxias: uma análise do panorama educacional rio-grandense do século 19 (1842-1846).
Helena de Araújo Neves
Um século de ensino privado em Pelotas/RS (1875-1975)
Ieda Maria Kleinert Casagrande O projeto Januário da Cunha Barbosa: uma contribuição para a memória da instrução elementar pública brasileira
Itamaragiba Chaves Xavier Condorcet: mulher, cidadania e instrução pública
Janaína Soares Martins Lapuente A arte de produzir escritos: matrizes, folhas de atividades mimeografadas e cartilhas artesanais do método da abelhinha
Janine Bochi do AmaralValeska Fortes de Oliveira Histórias vividas e inventadas: a literatura e a formação na vida da professora Therezinha Lucas Tusi
Jeane dos Santos Caldeira Instituto São Benedito: entre o passado e o presente através de relatos orais de religiosas que atuam na instituição
Jorge Luiz da CunhaCaroline Fabiane CandeloniKarla Raquel Erstling Sandy Müller Soares
Taiana Flores de Quadros
Jocemar Flores de Quadros
A história da escolarização do negro na Primeira República (1889-1930), sob uma reflexão nos dias atuais
José Edimar de Souza Memórias da escola rural em Novo Hamburgo: a trajetória da professora Élia Maria Thiesen (1958/1984)
Josiane Alves da SilveiraGiana Lange do Amaral Relatos orais sobre a criação da Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande em 1960
Josiane Caroline Machado Carré Um olhar sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM
Larissa Camacho Carvalho Escritas virtuais: leitores que escrevem. Revoluções das práticas de leitura e escrita?
Letícia Tischer Vieira Cultura material produzida na escola e práticas pedagógicas inscritas nos cadernos e no tempo: permanências e mudanças
Liliane Maria Viero Costa A Escola de Belas Artes de Caxias do Sul: contexto da criação
Lisiane Sias Manke Família e escola: o papel destas instituições na formação de uma leitora
Lucas Costa Grimaldi O jornal Das Bandda deutsche Hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre a imigração alemã (1929-1938).
Mara Denise Neitzke Dietrich Aspectos da vida profissional e da produção didática da professora Gilda de Freitas Tomatis
Maria Angela Peter da Fonseca
A música em um colégio teuto-brasileiro urbano de Pelotas – RS (1898-1942)
Maria Augusta Martiarena de Oliveira A educação e a urbanização em Pelotas na década de 1910: os discursos nos relatórios intendenciais
Maria Cristina Padilha Leitzke Curadorias compartilhadas: um estudo sobre as exposições realizadas no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002-2009)
Maria Helena Camara BastosTatiane de Freitas Ermel O que preciso saber para ingressar no ginásio? Manuais para os exames de admissão (1950 a 1970)
Maria Teresa Santos CunhaCarolina Cechella Philippi No manejo das palavras: um estudo no acervo de livros de um professor do século 20
Mateus da Fonseca Capssa Lima Educação e estado de segurança nacional no Brasil (1964-1968)
Miguel Alfredo Orth A Escola Normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente
Mônica Maciel Vahl Sydia Sant’Anna Bopp: mapeando a produção de livros escolares durante a segunda metade do século 20 no Rio Grande do Sul
Patrícia Machado Vieira Imagens das práticas de escrita presentes nos manuais de caligrafia e ensino da escrita
Patrícia Rodrigues Augusto Carra Uma escola masculina: uma escola para a formação de homens
Patrícia Silveira ZanetiEduardo Arriada O colégio das irmãs em Canguçu
Patrícia WeiduschadtBeatriz T. Daudt  Fischer Interlocução dos leitores na revista O pequeno luterano
Raphael Castanheira Scholl
Alice Rigoni Jacques
À moda da escola: o feminino uniforme no Colégio Farroupilha de Porto Alegre na década de 1950
Renata Braz Gonçalves Livros que circulavam em Pelotas/RS no final do século 19: uma análise a partir dos anúncios nos jornais pelotenses
Renata Waleska de Sousa PimentaCarlos Eduardo Pinheiro Brito Educação lancasteriana e utilitarismo ético: Colégio Militar de Santa Maria
Rita de Cássia Grecco dos SantosFrancisco Furtado Gomes Riet VargasElomar Tambara Letícia Schneider Ferrari Entre história e memória: uma narrativa acerca da escola complementar e da escola normal do Colégio Santa Joanna d’Arc de Rio Grande/RS
Roberta Barbosa dos Santos Cartilhas de ensino da escrita dos anos 30 e 40 do século 20: uma análise sobre os discursos presentes nas atividades de caligrafia
Roseli Maria Bergozza Colégio Elementar de Caxias: histórias do José Bonifácio (1912-1936)
Sergio Ricardo Pereira Cardoso A dimensão cultural da Associação Sul-Rio-Grandense de Professores (dos anos 1930 aos anos 1970)
Sueli Menezes Pereira Formação de professores primários no contexto da modernização desenvolvimentista
Sylvia Tavares Barum Materiais de higiene e limpeza que circularam nas escolas primárias gaúchas entre o final do século 19 e o início do século 20
Terciane Ângela Luchese Livros de leitura das escolas étnico-comunitárias italianas (1922 a 1938)
Valesca Brasil CostaBeatriz Daudt Fische Mulher e homem formam-se advogados: fragmentos de memória
Vanessa Barrozo TeixeiraElomar Tambara O ensino superior de engenharia no Rio Grande do Sul: o caso da Escola de Engenharia Industrial da cidade do Rio Grande na década de 1950
Vanessa Bellani LyraJanice Zarpellon Mazo Os modernos métodos de ensino: a criação dos cursos intensivos de Educação Física na capital sul-rio-grandense
Vanessa dos Santos Lemos Polícia e educação: uma aliança para a nacionalização no Rio Grande do Sul durante o Estado Novo
Vantoir Roberto BrancherValeska Maria Fortes de Oliveira A história de vida de Helena Ferrari Teixeira: uma contribuição para a história da educação em Santa Maria/RS
Zita Rosane Possamai O Museu do Estado do Rio Grande do Sul e seu público (1903-1925)

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhos aceitos para apresentação no 20° encontro da Asphe (atualizada em 12/11/2014)

Evento de 2016

22º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Bagé/RS - segundo semestre de 2016.