29 de ago. de 2012

Trabalhos aceitos para o 18º encontro da Asphe



Título
Proponente
A construção da civilidade na infância: a série fontes nas escolas públicas de Santa Catarina (1925-1950)

Marli de Oliveira Costa
A construção do discurso pedagógico de Jean-Jacques Rousseau: algumas reflexões históricas

Dênis Wagner Machado
Berenice Corsetti

A década de 1950 e as múltiplas relações entre os museus e a educação: um estudo sobre o curso de organização de museus escolares do museu histórico nacional (1958)

Ana Carolina Gelmini de Faria

A educação de adultos em páginas de jornais do Rio Grande do Sul (1950-1970)

Greicimara Vogt Ferrari

A formação de professores em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul: considerações de João Roberto Moreira nos anos 1950

Elaine Aparecida Teixeira Pereira
Maria das Dores Daros

A formação de professores em São Paulo na primeira república: um olhar a partir dos periódicos normalistas (1906-1927)

Áurea Esteves Serra

A formatação de um perfil discente nas deutsche schulen urbanas de Rio Grande e Pelotas (1933-1938)

Maria Angela Peter da Fonseca
Elomar Antonio Callegaro Tambara
A instalação dos colégios elementares e dos grupos escolares nos relatórios do Estado do Rio Grande do Sul

Tatiane de Freitas Ermel

A participação da Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul, na fundação da Universidade de Caxias do Sul

Liliane Maria Viero Costa
A produção da série de livros didáticos Linguagem e estudos sociais: primeiras impressões

Mônica Maciel Vahl

A reforma do ensino técnico segundo os professores: estudo em duas escolas técnicas industriais gaúchas

Elisabete Zardo Búrigo

Álbuns de bebê dos anos 40 e 50 do século 20: representações de infância e família

Roberta Barbosa dos Santos
Análise da trajetória social de dois trânsfugas do Curso Clássico do Colégio Estadual Dias Velho, Florianópolis/SC (1951-1960)

Juliana Maués Silva Clarino
Norberto Dallabrida

As culturas escolares em uma instituição de assistência à infância pobre e abandonada (Curitiba, 1948-1956)

Joseane de Fátima Machado da Silva

As práticas de escrita retratadas nos manuais de caligrafia e ensino da escrita

Patrícia Machado Vieira

Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre a escola de belas artes de pelotas: uma contribuição para a historiografia das instituições educativas

Clarice Rego Magalhães

Cadernos escolares como documentos para a história da educação: o acervo do professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005)

Maria Teresa Santos Cunha

Colégio Regina Coeli e a história da educação no município de Veranópolis

Marina Matiello

Com a palavra dom João Becker: a revista Unitas como possibilidade de difusão dos ideais católicos sobre a educação

Cláudia Regina Costa Pacheco

Contrastando indícios: cenas de escrita na escola

Carolina Monteiro
Maria Stephanou

Diários de classe de professoras alfabetizadoras: a recorência de exercícios com sílabas (1973 -2010)

Gisele Ramos Lima
Diários de professoras e cadernos de alunos: um estudo a cerca da permanência dos textos de cartilhas no período de 1983 a 2010

Cícera Marcelina Vieira
Fernanda Noguez Vieira
Joseane Cruz Monks

Do Schüler-Zeitung ao O Ateneu: marcas da cultura escolar nas páginas dos periódicos (1964 a 1973)

Luciane Sgarbi S. Grazziotin
Joana Frank
Educação e regulação política: a legislação estadonovista para as obras didáticas

Dilmar kistemacher

Ensino profissionalizante de viticultura e enologia no município de Bento Gonçalves

Sergio Ricardo Pereira Cardoso

Entre o público e o privado: a instrução na província de São Pedro do Rio Grande do Sul do século 19 (1822-1889)

Hardalla do Valle
Eduardo Arriada

Escrevendo e desenhando no álbum de composições de 1939

Alice Rigoni Jacques
Formação de professores no contexto da colonização de Tangará da Serra, MT, nos anos 1970

Regiane Custódio
Carlos Edinei de Oliveira
História da educação rural: professoras e suas representações (1950-1980) Santiago-RS


Cinara Dalla Costa Velasquez
Fabiana Regina da Silva
Jorge Luiz da Cunha
Josiane Caroline Machado  Carré
Imagens de 1ª comunhão, recortes de um rito: uma análise a partir do acervo fotográfico do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS

Raphael Castanheira Scholl

Impressões, idéias e memórias escolares construídas a partir de um exercício de ver e olhar imagens, recordar e evocar lembranças: mediação com memórias pintadas de Flávio Scholles

                                                          Andréa Cristina Baum Schneck

Lá, na última página do caderno escolar: práticas de letramento não autorizadas: pensando a historicidade dos usos deste artefato


Mariana Venafre Pereira de Souza

Letra de professora: a educação brasileira oitocentista nos escritos de Nísia Floresta e nas cartas de Ina Von Binzer

Tafnes do Canto

Lugares de memória e esquecimento: museu na escola

Maria Beatriz Vieira Branco Ozório

Memória e educação confessional católica: 100 anos de história na sociedade gabrielense

Carlos Alberto Xavier Garcia

Memória Faced: implicações da ditadura-civil-militar no cotidiano da faculdade


Fábio Freitas Moreira.br
Thaise Mazzei da Silva
Valeska Alessandra de Lima
Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: um lugar de memórias da escola (2002-2012)

Lucas Costa Grimaldi

Memórias de professoras: a formação e a atuação docente no contexto da italianidade, 1927-1932

Jordana Wruck Timm
Lúcio Kreutz
Modernidade e educação: indícios da educação moderna no grupo escolar Lauro Müller (1946 a 1951)

Carolina Ribeiro Cardoso da Silva
Suzane Cardoso Gonçalves Madruga
Móveis Cimo S/A: notas iniciais acerca do mobiliário em escolas primárias catarinenses

Luiza Pinheiro Ferber
Ana Paula de Souza Kinchescki
Gustavo Rugoni de Sousa

Mulheres policiais e as relações de gênero: um estudo sobre a formação das primeiras alunas da academia da polícia civil de Santa Catarina (1967 a 1977)

Maria Aparecida Casagrande

“Na minha casa eu cuidava de crianças”: memórias e histórias da educação infantil em Francisco Beltrão/PR na transição do século 20 para o século 21

Caroline M. Cortelini Conceição
Beatriz T. Daudt Fischer

Nos arquivos da escola: as línguas vivas no ginásio feminino nossa senhora auxiliadora (1931-1961)

Marta Banducci Rahe

O Colégio São Carlos e a presença da congregação das irmãs de São Carlos Borromeo em Caxias do Sul, RS (1936- 1971)

Valéria Alves Paz
Terciane Ângela Luchese
O Colégio União Espírita de Pelotas: primeiras descobertas

Marcelo Freitas Gil

O Curso Técnico de Comércio no Colégio Farroupilha (Porto Alegre, RS, 1949-1962)

Pietro Gabriel dos Santos Pacheco

O ensino de matemática no Curso Complementar do Instituto Júlio de Castilhos

Antonio Cesar dos Santos Esperança

O ideário feminino nos escritos de Ana Aurora do Amaral Lisboa no jornal
A Reforma

Dilza Porto Gonçalves
O jornal O mensageiro e a instrução na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835-1836)

Itamaragiba Chaves Xavier

O Kindergarten do Deutscher Hilfsverein: o jardim de infância da Associação Beneficente Alemã de Porto Alegre/RS (1911-1929)

Milene Moraes de Figueiredo
O método intuitivo e os museus escolares em circulação na revista O estudo (1922-1931)

Andréa Silva de Fraga

O paradoxo da perfectibilidade sobre a formação do homem segundo os pressupostos rousseuanianos

Cleudio Marques Ferreira
O perfil da rede municipal de ensino de Caxias do Sul (1937 a 1945): as escolas e seus personagens

Paula Cristina Mincato Roso
Lúcio Kreutz
O regime de cátedra no ensino superior: os primeiros professores da escola de engenharia industrial da cidade do rio grande

Vanessa Barrozo Teixeira
Elomar Antonio Callegaro Tambara

Os acervos auto-referenciais e sua patrimonialização: fontes para a história da educação no ambiente clerical

Cristiéle Santos de Souza
Carla Rodrigues Gastaud

Os caminhos metodológicos do historiador na pesquisa em história da educação

Alessandro Carvalho Bica
Berenice Corsetti

Os carimbos como indício de circulação de livros didáticos nas escolas: um estudo de caso da coleção tapete verde

Chris de Azevedo Ramil

Os ciclos do ensino privado em pelotas-rs: séculos 19, 20 e 21

Helena de Araujo Neves

Os jardins de infância de Gisela Schmeling (Porto Alegre/RS - 1948-1971)

Maria Helena Camara Bastos

Práticas de arquivamento do eu: o diário de Malvina Tavares (1891-1930)
Dóris Bittencourt Almeida
Luciane Sgargi Graziottin

Práticas de leitura de professoras: contribuições para uma história da leitura

Carine Winck Lopes
Refletindo a inserção masculina no curso de Pedagogia da UFSM (1974-2011): representações discentes


Cinara Dalla Costa Velasquez
Fabiana Regina da Silva
Josiane Caroline Machado Carré
Jorge Luiz da Cunha
Revista O pequeno luterano: uso pedagógico no testemunho de professores  e  redatores

Patrícia Weiduschadt
Sobre a ética do docente matemático moderno: um processo de conservação

Wagner Pinto Bonneau

Sociedade União Operária e a educação em Rio Grande/RS
Francisco Furtado Gomes Riet Vargas
Rita de Cássia Grecco dos Santos

Trabalhos manuais na primeira república: representações da educação feminina por meio de imagens

Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Uma abordagem histórica sobre o ensino da sociologia na educação brasileira: 1882-1942

Marcelo Pinheiro Cigales
Eduardo Arriada

Valorização parental e concentração de investimentos: trajetórias sociais de trânsfugas egressas do ensino secundário de um colégio público de Florianópolis (década de 1950)

Letícia Vieira
Norberto Dallabrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário