28 de set. de 2011

Palestrantes do 16º Encontro da Asphe

Maria Cristina Oliveira Bruno
Museóloga Licenciada em História pela Universidade Católica de Santos (1975), com especialização em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980), mestrado em História Social / Pré-História pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1995). Fez concurso de Livre-Docência em Museologia no MAE/USP (2001). Atualmente é docente – Professora Associada- ms5 do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, onde foi Vice-Diretora (2005 a 2009) e coordenou as quatro edições do Curso de Especialização em Museologia (1999 – 2006). Nesta instituição participa do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, no âmbito da Linha de Pesquisa – Musealização da Arqueologia, orientando trabalhos de mestrado e doutoramento, ministra disciplinas optativas de graduação sobre Museologia, aplicada à Arqueologia e Etnologia e desenvolve pesquisas de comunicação museológica. É professora convidada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal, onde ministra seminários e orienta mestrados e doutoramentos no Centro de Estudos de Sociomuseologia. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase para Projetos de Comunicação Museológica, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, museu, museologia brasileira e musealização da arqueologia . Desenvolve estudos sobre mentalidades referentes às interfaces entre Arqueologia e História Cultural Brasileira. Presta consultorias a outras instituições para a elaboração de programas museológicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ – “Musealização da Arqueologia” e é bolsista CNPQ/Produtividade.
 
Paulo César Garcez Marins
Possui graduação em História – Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em História – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Professor doutor MS3 do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, história da arquitetura no Brasil, identificação e gestão do patrimônio cultural, museus. Diretor da Divisão de Difusão Cultural do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde agosto de 2009. Editor dos Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde janeiro de 2005, juntamente com Vânia Carneiro de Carvalho.
 
Zita Rosane Possamai
Possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Foi servidora da Prefeitura de Porto Alegre, onde atuou como pesquisadora na Assessoria de Estudos e Pesquisas (1989-1993); membro da Comissão de Restauração do Mercado Público de Porto Alegre (1991-1993); Diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo (1993-1999); Coordenadora da Memória Cultural (1999-2001); membro do Conselho do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre (1999-2001); membro da Unidade Executora do Projeto Monumenta (2001-2005). Foi docente em vários cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia. Foi docente do Centro Universitário Metodista IPA (2000-2006), onde atuou como Coordenadora do Curso de História; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Educação; Coordenadora do Museu IPA. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo suas atividades na área de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Museologia da mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus. Autora e organizadora de artigos e livros sobre História de Porto Alegre, memória, patrimônio, museu. Sua dissertação de mestrado teve como temática o museu de cidade e sua tese de doutorado investigou as imagens fotográficas de Porto Alegre. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, cidade, patrimônio, museu, cultura visual e fotografia .
 
Claudia Porcellis Aristimunha
Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) , mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Museologia – Patrimônio Cultural pela UFRGS (2003). Atualmente é professor horista do curso de História da Universidade Luterana do Brasil e Técnico-administrativo em Educação no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde, desde 2008, exerce a função de Diretora. Possui cursos de aprimoramento em Gestão de Museus (DUO – UNESCO) e Registro y Catalogación de colecciones, aplicaciones y usuarios (ILAM). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, ensino, museus, cultura, memória e história. No curso de História, ministra aulas no Campus Guaíba e Canoas nas disciplinas Brasil I, Estágio I – Museus e Arquivos, Moderna II, Estágio IV, Patrimônio Histórico Cultural e Cidades. .Atua também no curso de Pedagogia, onde ministra as disciplinas Pedagogia Social e EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário