Pular para o conteúdo principal

Exposição “IVO VIU A UVA”

Programação cultural: visita ao Museu Júlio de Castilhos

Exposição Ivo viu  a uva: mudanças e permanências na educação republicana

A exposição aborda a educação brasileira e riograndense, no recorte temporal compreendido entre o final do século XIX e a década de 1950, do século XX. A concepção museológica e os cenários foram montados com embasamento no conceito arquitetônico do “Panóptico”, conceito onde se é visto e se vigia. São exibidas peças de significativo valor histórico pertencentes ao acervo do Museu, como uma prova de 1880 que pertenceu a Borges de Medeiros, ou uma palmatória, instrumento usado para castigo físico nos alunos, além de tipos de carteiras escolares, uniformes, recursos e materiais didáticos, entre outros. A pesquisa histórica resulta do trabalho da equipe técnica do MJC com a colaboração de pesquisadoras acadêmicas da área da história da educação vinculadas à Ufrgs.
Alguns objetos são oriundos de empréstimos de instituições colaboradoras como o Memorial do Colégio Bom Jesus Sévigné, o Museu e Arquivo Histórico La Salle (Canoas), o Museu da UFRGS, Museu Metodista de Educação Bispo Isac Aço, e o Museu Olivio Otto (Carazinho), distribuídos entre nove nichos temáticos que proporcionarão ao visitante, a experiência de projetar sua imaginação acerca da educação, do ensino e do aprendizado.



Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhos aceitos para apresentação no 20° encontro da Asphe (atualizada em 12/11/2014)

Evento de 2016

22º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Bagé/RS - segundo semestre de 2016.