| Autor(a) | Título do trabalho |
| Alessandro Bica | Primeiras aproximações entre educação e civismo na primeira república riograndense: o caso da praça de desportos do município de Bagé |
| Alice Rigoni Jacques | Cadernos escolares – relíquias de memórias |
| Ana Ramos Rodrigues | Educação não-formal nos museus – estudo de caso: Museu Julio de Castilhos |
| Andréa Cristina Baum Schneck | Imagens pintadas de Flávio Scholles: evocadores de memórias e narrativas de vida |
| Andrea Milán Vasques Pautasso | A comissão de literatura infantil (1936-38) |
| Andréa Silva de Fraga | “O Estudo”: um exemplar da imprensa estudantil dos anos de 1920 e 1930 |
| Antonio Cesar dos Santos Esperança | O ensino de matemática no gymnasio do Rio Grande do Sul nos tempos dos preparatórios |
| Antônio Maurício Medeiros Alves | A coleção de livros didáticos para o ensino primário “Nossa Terra Nossa Gente” e o movimento da matemática moderna (1960-1980) |
| Ariane dos Reis Duarte; Beatriz T. Daudt Fischer | Histórias de professores em Novo Hamburgo e São Leopoldo/RS (1930-2000): memórias e acervos |
| Beatriz T. Daudt Fischer | Recordação escolar: aluno, livros, mapa e globo – uma imagem recorrente (1949-2004) |
| Berenice Guedes | O projeto educacional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil para o Rio Grande do Sul segundo o estandarte cristão – periódico oficial da igreja (1901/1950) |
| Carina Vasconcellos Abreu | Formação e Profissão de Guia de Turismo no Brasil |
| Carine Winck Lopes | Literaturas que “fazem a cabeça” dos professores |
| Carla Beatriz Meinerz Said Los | O ensino de história no jogo da memória e do esquecimento dos professores em formação |
| Carla Gastaud | Práticas de correspondência: as materialidades das cartas |
| Carmen Maria Koetz | O sistema de avaliação do rendimento escolar do Rio Gande do Sul – SAERS: trajetória institucional |
| Carolina Monteiro | A importância da boa posição para a boa escrita: apontamentos sobre o Método de Caligrafia De Franco |
| Celine Lehmann Escher | Dificuldades de escrita: discursos em manuais de formação de professores da escola primária (1930-1960) |
| Cineri Fachin Moraes | Palavras evocando uma história: os bastidores da formação acadêmica |
| Clarice Rego Magalhães | O papel dos jornais na gênese da escola de belas artes de Pelotas |
| Claudemir de Quadros | Vivências em ensino de história da educação: Formação de professores e educação digital |
| Claudia Luci Scussel; Terciane Ângela Luchese | Memórias de um tempo escolar: ser aluna nos anos de 1930-1960, em Bento Gonçalves, RS |
| Cláudia Regina Costa Pacheco | “Pascam in judicio”: a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker (1870-1946) |
| Dilmar Kistemacher; Berenice Corsetti | A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a discussão sobre o rendimento escolar e a avaliação da educação (1944-1964) |
| Dilza Porto Gonçalves | O relatório da administração de Florinda Tubino Sampaio entre 1940-1943: a imagem de uma escola modelo |
| Dóris Almeida Bittencourt | Um observatório de jovens: a revista “O Clarim” (1945- 1965) |
| Edison Luiz Saturnino | O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX |
| Edlaine C. Rodrigues de Almeida; Luciane Sgarbi S. Grazziotin | Evolução histórica e desenvolvimento da enfermagem |
| Eduardo Arriada; Luís Artur Borges; Gigliane Ferreira Segovia | Práticas de leituras dos estudantes brasileiros no século XIX |
| Elisabete Bloss; Valeska Alessandra de Lima | A melhor coisa da minha vida! História de vida de uma professora primária |
| Elisabete Zardo Búrigo | Matemática moderna na UFRGS: professores em movimento |
| Elisabete Zardo Búrigo; Francisco de Oliveira Filho; Diogo Franco Rios | O movimento da matemática moderna no Brasil: conexões entre as políticas educacionais públicas e a formação de professores |
| Elomar Tambara | Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama |
| Elomar Tambara; Valdinei Marcola | Uma tentativa de inserção da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul no sistema colonial de ensino – o projeto de Paulo Gama |
| Estela Denise Schütz Brito | Memórias de trabalhadoras escolares não docentes: um estudo a partir da escola normal evangélica em São Leopoldo/RS (1952-1966) |
| Flávia Obino Corrêa Werle | Ensino rural e a utilização do rádio no Rio Grande do Sul |
| Frankiele Oesterreich; Luciane Wilke Freitas Garbosa | A inserção da disciplina de música no curso de pedagogia da UFSM – 1984 |
| Giani Rabelo | Uma freira entre as famílias operárias mineiras no sul de Santa Catarina: vestígios (auto)biográficos de uma pedagogia missionária (1950-1960) |
| Helena Neves | A educação debatida nas páginas do jornal correio mercantil da cidade de Pelotas-RS (1875-1880) |
| Isabel Spies; Lúcio Kreutz | Tunápolis, SC (1954-1974): uma análise do processo escolar no contexto de migração alemã |
| Itamaragiba Chaves Xavier | Moral, religião e civilidade no “manual enciclopédico para uso das escolas de instrução primária” de Emilio Achilles Monteverde |
| Jeane dos Santos Caldeira | Asilo de órfãs São Benedito: o uso de fotografias para analisar sua história |
| José Edimar de Souza | Memórias de uma trajetória docente em Lomba Grande/RS: a história da professora “Gersy” |
| Josiane Alves da Silveira; Giana Lange do Amaral | Faculdade católica de filosofia de Rio Grande: espaço conquistado pelas mulheres na década de 1960 |
| Liliane Maria Viero Costa | A escola municipal de belas artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949 a 1967) |
| Lisiane Sias Manke | História da leitura: uma comunidade de leitoras rurais |
| Luciane Sgarbi S. Grazziotin | Vida privada e ofício de mestre: memórias de escola e docência – 1913/1950 |
| Manuela O. de Paula Borges | Uma professora do final do século XX em Novo Hamburgo: apontamentos a partir da memória |
| Marcelo Freitas Gil; Giana Lange do Amaral | As relações do espiritismo com a educação em Pelotas: uma análise preliminar |
| Marcos Fontana Cerutti | Acadêmicos da UFRGS e comissão especial de Investigação sumária (1964) |
| Maria Cristina dos Santos Louzada | Memórias da atuação de uma alfabetizadora do colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980: primeiras aproximações |
| Maria Helena Camara Bastos; Tatiane de Freitas Ermel | Infâncias escritas: o jornal “A Voz da Escola” (1936-1938) |
| Maria Stephanou | Leituras e escrituras ordinárias na vida doméstica: múltiplos usos da escrita pessoal no passado |
| Maria Teresa Santos Cunha | Um patrimônio documental: livros no museu da escola catarinense/ século XX |
| Mariana dos Reis Santos | O contexto sócio-histórico do curso de pedagogia no Brasil |
| Maristela da Rosa; Rômulo Ferreira Corrêa; Norberto Dallabrida | A apropriação da lei orgânica do ensino comercial pela academia de comércio de Santa Catarina (1943-1961) |
| Milena Aragão; Lúcio Kreutz | Constituindo-se professora de educação infantil: do voluntariado à profissionalização |
| Mirian Führ | Elvira e Lenira Brandi Grin: duas professoras, duas gerações fazendo parte da história da educação de Novo Hamburgo/RS |
| Moisés Waismann | O ensino de ciências econômicas: estranhamentos e questões de pesquisa |
| Nei Carlos de Moura | Extensão, pesquisa e ensino: trilogia, presente na história de vida do professor Ênnio Amaral |
| Patrícia Machado Vieira | Discursos sobre escrita caligráfica em manuais de formação de professores (1930-1960) |
| Patrícia Rodrigues Augusto Carra; Silvana Schuler Pineda | Alzira Freitas Tacques: um anjo no espelho |
| Patrícia Silveira Zaneti; Eduardo Arriada; José Lino Hack | Ver, julgar e agir: uma proposta de educação? |
| Patrícia Weiduschadt | Práticas e modos de leitura na revista “O Pequeno Luterano” |
| Priscila de Souza de Aguiar; Cristina Maria Rosa | O curso de pedagogia da FAE/UFPEL através dos currículos de 1979 e 1985 |
| Rita de Cássia Grecco dos Santos; Letícia Schneider Ferrari | “Como ser mulher” no alvorecer do século XX em Pelotas: a veiculação de representações sociais de gênero no periódico Diario Popular (1909-1920) |
| Roseli Maria Bergozza; Terciane Ângela Luchese | As representações do discurso escolanovista e do Método Intuitivo na Escola Complementar de Caxias (1930-1939) |
| Roselusia Teresa Pereira de Morais | A criação ficcional da personagem Clarissa: representações em romances de Érico Veríssimo |
| Rosiley Teixeira | Abrir escolas e fechar cadeias: a construção de um modelo administrativo para a pátria paulista (1890- 1930) |
| Rosimar Serena Siqueira Esquinsani | O contexto educacional dos anos 1980 e as avaliações em larga escala – modismo, tendência ideológica ou necessidade? |
| Suélen Teixeira da Silva; Fabiana de Moraes | O curso de Pedagogia da FaE/UFPel em 30 anos de história: memórias de coordenadores |
| Sergio Ricardo Pereira Cardoso | Os serviços de ajuda mútua da Associação Sul Rio-Grandense de Professores |
| Valesca Brasil Costa | A presença feminina no espaço jurídico: resgate da memória da alunas pioneiras da faculdade de direito de Pelotas-RS |
| Vania Grim Thies | Diários de um agricultor: um patrimônio do escrito |
| Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa | As práticas de leitura e escrita na seção infantil Érico Veríssimo da Bibliotheca Pública Pelotense: breve análise das fichas de leitura preenchidas pelos frequentadores (1946-1958) |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação: associação criada em 11 de dezembro de 1995, em São Leopoldo/RS, que tem por finalidade promover estudos e disseminação de informações relacionadas à história da educação.
28 de set. de 2011
Trabalhos aprovados para apresentação no 16º Encontro da Asphe
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COMUNICADO Prezados(as) associados(as), A Diretoria da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (A...
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